Diferenças entre escola de Educação

Maria Lucia Santo
de Melo

Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

A Educação Especial aqui no Brasil ainda está engatinhando, já tivemos muitos avanços, mas ainda é preciso outros para se tornar o ideal.
O ensino exclusivo, ou seja, a escola de educação exclusiva, que são destinados apenas para aqueles com deficiência intelectual, transtornos, condutas típicas ou altas habilidades, este tem por objetivo desenvolver as potencialidades dessas pessoas nos diferentes níveis e graus do Sistema de Ensino.
Já na escola inclusiva, infelizmente ainda vemos vários casos que o processo educativo permeia muito mais no nível social, do que propriamente no processo ensino-aprendizagem, esse processo até acontece, mas em muitos casos existe uma lacuna, o currículo não é adaptado, o tempo do aluno não é respeitado, por esse motivo afirmo que ainda estamos engatinhando na área da Educação Especial, quando se fala em fazer a inclusão de fato, não quer dizer que é apenas inseri o aluno na escola, isso não é incluir, e sim, segregar.
A educação inclusiva aqui no Brasil tornou-se lei há algum tempo, as escolas públicas ou privadas devem disponibilizar o acesso de alunos com deficiências ou altas habilidades no ensino regular.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes