Photo Credit To Jornal Exemplo®

Delegado fala sobre baixa criminalidade

Dr. Marcelo Silveira ressalta que a população tem um grande papel no combate ao crime

O índice de criminalidade de Indaiatuba vem caindo expressivamente de alguns anos para cá. No mês de junho a cidade foi mais uma vez destaque em Segurança ficando entre os 10 municípios do país com menos violência e em primeiro lugar na Região Metropolitana de Campinas. O Jornal Exemplo® conversou com o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Marcelo Silveira, que relatou alguns pontos importantes para que esse resultado seja sempre positivo em uma cidade com mais de 200 mil habitantes.
Segundo o delegado, Indaiatuba tem um sistema de monitoramento que auxilia muito, tanto no patrulhamento ostensivo realizado pela Polícia Militar e Guarda Municipal, quanto no Setor de Polícia Judiciário, que é feito pela Polícia Civil, para ele, esse sistema é muito útil já que após a ocorrência de um crime com os dados agrupados pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) é possível fazer um levantamento de todas as câmeras de segurança do município, assim como a do projeto ‘Vizinhança Solidária’ onde são utilizadas imagens, também as câmeras de segurança das residências tornam a busca pelo delinquente mais eficaz. “Isso acaba inibindo pessoas de outros locais que migram para cá em virtude do acesso fácil para cometer furtos e fugir”, diz.
Outro ponto que reforça a Segurança local é a parceria mantida entre as autoridades policiais e a população, esta que, por sua vez, tem um grande papel sendo coadjuvante da polícia dando informações referentes ao seu bairro. “A população está ali vendo o que está acontecendo e consegue dar esse respaldo, caso observe algo diferente em seu local de convívio, seja um carro suspeito, alguém diferente, tudo isso ajuda,” enfatiza o delegado. Além disso, há também a integração das forças policiais de cidades próximas, dessa forma, mesmo que um criminoso fuja para outro local, um sistema permite o contato com os municípios vizinhos passando informações que ajudarão na possível captura desta pessoa.
O Dr. Ressalta que um dos golpes que a população vem caindo com bastante frequência é o de estelionato. Golpes são realizados de diversas formas: compras pela internet, pedidos de empréstimo por telefone, pedido de ajuda em saidinha de banco e outros. Dr. Marcelo faz um apelo para que as pessoas fiquem atentas e se preocupem em realizar compras importantes presencialmente, verificando todas as informações do local a fim de evitar esse tipo de golpe que é mais difícil e demorado de ser investigado.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes