Cronos e Virtus no modo manual

Sedãs compactos novatos, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus fazem disputa de versões de entrada

Por AE/José Antonio Leme

Depois da disputa de versões de topo, na qual Fiat Cronos e Volkswagen Virtus encararam o renovado Honda City, é a vez das versões de entrada dos dois sedãs compactos novatos travarem uma nova batalha.
O Cronos 1.3 Drive parte de R$ 55.990, enquanto o Virtus 1.6 MSI começa em R$ 59.990. As duas versões são equipadas com câmbio manual e deixam muito a desejar nos quesitos conveniência e conforto. Além disso, são muito próximas em preço de manutenção, consumo e porta-malas, parâmetros em que empataram.
A vitória do comparativo ficou com o Virtus, que é um pouco mais generoso na lista de equipamentos. Além disso, o sedã da Volkswagen oferece espaço interno superior.
De série, os dois sedãs trazem direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista e central multimídia. A mais, o Virtus oferece quatro airbags (o Cronos só tem dois) e conjunto elétrico completo. No Fiat, só os vidros dianteiros são elétricos e o alarme é acessório.
Por outro lado, o Cronos tem ajuste de altura do volante e monitor de pressão dos pneus, itens que não estão nem entre os opcionais do Virtus 1.6.
No acabamento e no visual, o Cronos vai o melhor. O interior tem detalhes que dão a sensação de requinte e mais porta-objetos. Seu desenho tem pitada mais esportiva.
O Virtus, além de muito sisudo por fora, oferece revestimento interno com aparência mais pobre que o do rival.
O Volks leva um quinto ocupante com conforto, pois tem entre-eixos maior. No Cronos, só quatro viajam bem.
No quesito usabilidade, os dois carros se destacam. O Virtus traz uma central mais fácil de usar, com alguns botões físicos. Já o sedã da Fiat, por ter comandos de luz na chave de seta, oferece praticidade na hora de acionar a função.

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