Como se concentrar para os estudos – parte 1

Adriana Sartorelo

Psicopedagoga – Pedagoga
Lic. em Letras

Nosso cérebro e pregando peças em nós na hora de estudarmos para as provas, a concentração é mais complicada e tudo parece um martírio quando temos longos textos para ler e entender ou aquele conteúdo de lógica com muitas regras e fórmulas.
Sendo assim, seguem algumas dicas interessantes, do professor e autor Pierluigi Piazzi.
Não se contente em ler: escreva! – Segundo o professor, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. “Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”, explica.
Escreva à mão em vez de digitar – Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. “Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra à mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita”, diz o professor.
Como saber o que vale colocar no papel  – Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e tempo para consultá-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes