Photo Credit To Divulgação

Colégio Meta conversou com a pediatra esclarece dúvida e explica sobre coronavírus

Dra. Bruna camargo Sebbe concedeu uma entrevista ao colégio 

Em virtude da grande preocupação de toda a comunidade escolar (pais, alunos, corpo docente e funcionários), o Colégio Meta conversou com uma pediatra, afim de entender melhor o vírus, sua proliferação, as melhores formas de prevenção, quais as medidas que o colégio pode tomar dentro do ambiente escolar e dicas para os pais orientarem os filhos em casa, e fortalecer ainda mais a parceria escola-família, frente a esse assunto que tanto nos preocupa.

01 - CAPA 2 - Colégio Meta - Foto Materia (1)

Dra. Bruna, o que é Coronavírus?
“Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros Coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como Coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
O novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de Coronavírus (COVID-19). O período de incubação (tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por Coronavírus) pode ser de 2 a 14 dias. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, porém a duração do período de transmissibilidade é desconhecida para o Coronavírus.
Geralmente os sintomas são leves, parecidos com uma gripe comum (febre, tosse, coriza, dor de garganta), porém em alguns casos pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave. O vírus não tem tratamento específico e por isso são realizadas medidas de suporte aos doentes.
Atualmente, os países com transmissão local do Coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.” Esclarece a doutora e tenho como fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

Doutora, existe risco do Brasil enfrentar uma epidemia?
“Sim, o vírus está se espalhando mundialmente e a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para “muito alto” o risco de uma epidemia no mundo, apesar de todas as medidas de contenção do vírus estarem sendo tomadas”, explica.

Doutora, há motivos para preocupação?
“Sim, porém não há motivo para pânico. Precisamos nos informar e nos orientar em relação ao problema, e os países precisam prevenir-se e já traçar planos, caso haja uma pandemia (disseminação global do vírus).
O Brasil está avançando nas pesquisas e conseguiu sequenciar o genoma do vírus nos dois pacientes confirmados no país; e os cientistas perceberam que os códigos genéticos desses dois pacientes são diferentes (um parecido com o vírus em território francês e outro parecido com o da Inglaterra) e essa análise sugere-nos que o vírus está circulando internamente pela Europa”, esclarece.

Doutora, quais as formas mais eficazes de prevenção?
“Evitar viagens para países com transmissão local da doença; evitar aglomerações e locais fechados; lavar com água e sabão mãos e braços; usar álcool gel nas mãos sempre que necessário; evitar tocar em seu rosto com mãos “sujas”; ao espirrar ou tossir sempre usar lenço descartável ou fazer em direção ao cotovelo; o uso de máscara comum só é indicado para locais de surto intenso ou para pessoas com sintomas, e ela deve ser trocada a cada 2h ou quando molhada; evitar FAKE NEWS; manter Carteira de Vacinação em dia para outras doenças.
Importante lembrar que essas medidas de prevenção são importantes para evitar quaisquer doenças respiratórias e devem ser tomadas sempre”.

Doutora, quais as medidas que o Colégio deve tomar para evitar o vírus no ambiente escolar?
“Ter disponível álcool gel em todas as suas salas e locais de circulação de profissionais, pais e alunos; Incentivar uso de garrafinha ou copos individuais (evitar uso de bebedouro); Orientar pais, profissionais e alunos sobre medidas de prevenção; Ensinar e orientar a lavagem das mãos para as crianças”, orienta.

E, por fim doutora, quais dicas os pais podem seguir para ajudar na conscientização das crianças e jovens?
“Conversar com os filhos sobre higiene pessoal; lembrá-los sempre de lavar as mãos; ter sempre disponível em bolsa ou mochila álcool gel; evitar levar as crianças com sintomas respiratórios ou febre para a escola”.
O Colégio Meta agradece a Dra. Bruna Camargo Sebbe – Pediatra – CRM-SP: 151033, pelos seus esclarecimentos, explicações e orientações. Tais medidas já são praticadas no Colégio, e nesse momento está tomando medidas extras para prevenção e orientação dos alunos.
Para saber como o Colégio está tratando do assunto, acesse as redes sociais em: facebook.com/ColegioMeta e instagram.com/colegiometaindaiatuba, ou venha fazer-nos uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici. A Equipe Pedagógica está pronta para atendê-lo e sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto.

 

07 - Colégio Meta - Dra. Bruna Sebbe

Notícias Semelhantes