Photo Credit To Divulgação

Colégio Meta adota medidas importantes para cumprir ano letivo

Implantou aulas remotas para o Ensino Fundamental e Médio

A sociedade foi levada a ficar em casa, longe dos abraços de familiares, amigos e colegas, e essa distância vem sendo diminuída através da interação online, por meio das telas de computadores, tablets e smartphones. Com o isolamento social, o Colégio Meta implantou aulas remotas para o Ensino Fundamental e Médio, mantendo a grade horária, e adotou aulas em um formato diferenciado e com carga reduzida para alunos da Educação Infantil (1ª e 2ª Etapa) respeitando a idade das crianças e os recursos pedagógicos, manteve o vínculo dos professores com os pequenos do Berçário e Maternal, realizando chamadas virtuais e enviando materiais sugestivos para as famílias manterem as crianças com atividades, e adotou medidas importantes de apoio às famílias de seus estudantes. O Colégio tem trabalhado incansavelmente para que seus alunos tenham, da melhor maneira possível, respeitados seus direitos à Educação e ao cumprimento deste ano letivo.
A adoção da volta às aulas no formato remoto se deu em função da urgência imposta pela grave situação mundial de Saúde Pública, com os riscos de contágio pelo Coronavírus. Quando tudo iniciou em meados de março, os professores do Colégio Meta enviaram aos seus alunos, durante a semana de paralisação gradual, atividades para manter a rotina de estudos, além de estímulos necessários ao processo educacional. Essa primeira fase foi encerrada ao final de março, quando o Colégio decretou antecipação das férias escolares do mês de julho, para os dias de 1 a 30 de abril. Tal medida foi organizada para que tanto os professores/escola, quanto os alunos pudessem estar preparados para a possível volta às aulas de forma remota.
Além disso, essa fase atendeu a um cuidado especial, que foi aguardar as orientações deste tipo de ensino para a Educação Básica, por parte do Conselho Estadual de Educação, o que ocorreu só recentemente.
No dia 4 de maio, iniciou a segunda fase, a das aulas remotas, onde amparados pela regulamentação legal, o Colégio e, consequentemente, os professores tiveram a oportunidade de interagir com os alunos, mesmo que a distância, dando sequência ao processo de ensino–aprendizagem, sem colocar a perder estes dias e, muito menos, o ano letivo.
As aulas remotas acontecem desde as turmas da 1ª Etapa da Educação Infantil, até o Ensino Médio. Claro que, respeitando a faixa etária em que se encontram os alunos da Educação Infantil, o cronograma de aulas é diferenciado, com carga horária reduzida nos momentos das aulas síncronas, seguindo a recomendação da OMS, e com atividades lúdicas e direcionadas nos momentos de aulas assíncronas.
Para os pequenos do Berçário e Maternal, o Colégio planejou encontros virtuais com os professores e com os coleguinhas para manter o vínculo afetivo com a escola. Além dos encontros, diversas atividades são propostas para serem realizadas em família.
Já para os alunos do Ensino Fundamental ao Médio, o cronograma das aulas manteve a carga horária completa. Através de aulas ao vivo, totalmente interativas, os professores mantiveram em funcionamento o planejamento dos conteúdos programáticos, avaliações e atividades diversas. Para isso, utilizam diversos recursos didáticos e uma plataforma muito qualitativa e dinâmica, o Plurall, que é integrada ao Sistema Ético de Ensino, utilizado no Colégio. A utilização da plataforma Plurall, certamente fez a diferença na adaptação da equipe do Colégio.

Ana Caroline dos Santos Silva, diretora administrativa do Colégio

Ana Caroline dos Santos Silva, diretora administrativa do Colégio

Diante da atual situação, a comunicação é extremamente importante para que todos estejam integrados ao processo. Sendo assim, os pais e os responsáveis estão sendo informados pelos Meios de Comunicação Oficiais da Instituição de toda e qualquer atualização que altere a dinâmica das aulas e/ou procedimentos adotados. Os meios de comunicação incluem a Agenda Virtual, na qual, enviamos todos os comunicados oficiais, também respondemos às dúvidas frequentes através do canal de mensagem da agenda, além das redes sociais (Facebook e Instagram) que divulgamos as notas mais importantes e chamadas dos comunicados enviados na agenda virtual. Também estamos neste momento, atendendo os pais/responsáveis através dos telefones das duas Unidades, WhatsApp da secretaria do Colégio, WhatsApp das coordenações pedagógicas e e-mails de todos os Departamentos do Colégio.
Vale ressaltar que, desde o mês de março, quando foi declarado Pandemia devido ao novo Coronavírus, várias reuniões de trabalho e estudos vêm sendo realizados a fim de adequar todas as orientações dos órgãos competentes e reguladores do Setor da Educação à realidade do nosso país, assim como vem se dando com todos os demais estabelecimentos de ensino diante deste preocupante quadro da pandemia. Além disso, o Colégio Meta tem acompanhado todas as decisões no âmbito.
Cada decisão tomada pelo Colégio Meta depende de fatores externos à Escola, como as orientações do Ministério da Educação (MEC), do Sindicato das Escolas Particulares de São Paulo (SIEEESP) e liminares, notas técnicas e tantos outros instrumentos legais que se sobrepõem às decisões de cada estabelecimento. Destaque para a Medida Provisória 934/2020, publicada no dia 1º de abril, em edição extra do Diário Oficial da União, que permite a flexibilização da distribuição das 800 horas anuais, em um período diferente dos 200 dias letivos previstos na Legislação. Também, há a Regulamentação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autoriza o ensino remoto como forma de contagem de horas letivas.
Têm sido dias de muito aprendizado para todos do Colégio, que não mediram esforços para que fosse oferecido o que há de melhor em aulas remotas aos alunos. Os professores, que são os protagonistas desse processo, precisaram se reinventar e deram um verdadeiro show de resiliência. Com aulas totalmente dinâmicas e acolhedoras estão conseguindo, com muita eficiência e profissionalismo, manter com qualidade ímpar o processo de ensino e aprendizagem. A eles, nossa admiração e gratidão!
Entretanto, nada disso seria possível sem as famílias, que permitiram que os professores entrassem em suas casas e, mais do que isso, deram todo apoio para que as aulas acontecessem. A dedicação das famílias parceiras foi imprescindível nesse processo.
Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas no Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com, nossas redes sociais em: facebook.com.br/colegiometa e instagram.com/colegiometaindaiatuba. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.

Notícias Semelhantes