Bros 160 fica mais segura

Por José Antonio Leme/AE  I  Foto Divulgação

O sistema de frenagem combinada (CBS) é a principal novidade da linha 2018 da NSR 160 Bros, que já está nas concessionárias da Honda. Oferecida agora em versão única, com discos nas duas rodas, a trail feita em Manaus tem tabela de R$ 11.990, ou R$ 1.800 a mais que a do modelo de entrada anterior, com tambor na traseira.
O sistema de frenagem combinada da Bros 160 é ligeiramente diferente do utilizado na CG. Na roda dianteira, a pinça dianteira tem três pistões.
Quando se pressiona o manete dianteiro, os dois freios são acionados conjuntamente. Ao pisar apenas no pedal do freio de trás, o sistema também aplicará 30% de força na frente.
O envio de força ao freio dianteiro ocorre com alguns instantes de atraso em relação ao acionamento do freio traseiro. Isso é resultado da menor vazão de fluido para o pistão da roda da frente.
O objetivo é evitar que a roda dianteira freie muito forte, causando o efeito conhecido como ‘mergulho’, que compromete a estabilidade. O curso da suspensão e o centro de gravidade da Bros são maiores que os da CG.
Para melhorar a segurança, a pré-carga da suspensão também foi ajustada. Isso fez com que a altura do banco aumentasse em 6 mm.
Outra novidade da linha 2018 da trail da Honda é o painel do tipo ‘blackout’, que tem fundo preto e letras brancas. Essa solução facilita a leitura em dias muito ensolarados.

MECÂNICA
O motor monocilíndrico de 162,7 cm3, que é flexível, não recebeu atualizações na linha 2018 da Bros. O propulsor rende até 14,7 cv de potência e 1,60 mkgf de torque. O câmbio, de cinco marchas, também não traz novidades e tem engates suaves e precisos. Esse conjunto é ideal para uso na cidade e permite que a moto encare pequenos trechos rodoviários sem sustos. Como o banco é fino, acaba sendo incômodo para pilotos altos após muito tempo sobre a moto.
A suspensão elevada também é ideal para lidar com a buraqueira das vias urbanas. E pode ser uma boa aliada em estradas de terra ou mesmo trilhas leves, algo comum durante o uso em zona rural.

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