Balanço de vendas de janeiro

AE/Rafaela Borges

Desde novembro, seu primeiro mês de vendas, o Jeep Compass está surpreendendo. Já na estreia, tornou-se o mais emplacado do segmento de utilitários-esportivos médios. Com apenas dois meses de mercado (novembro e dezembro), conseguiu uma vaga entre os dez mais vendidos de toda a categoria, incluindo os compactos.
Em janeiro, o Compass obteve mais um feito: foi o segundo utilitário mais vendido do país. À frente havia apenas o Honda HR-V. Com isso, o Jeep superou até mesmo seu ‘irmão’ Renegade.
A façanha é ainda mais marcante por causa dos preços. O Compass começa em cerca de R$ 100 mil, enquanto o Renegade parte de R$ 70 mil aproximadamente e o HR-V, de R$ 80 mil.
Os dois são do segmento de compactos, enquanto o novato é médio. Entre outros que ficaram para trás estão Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Peugeot 2008.
O Compass somou 3.093 emplacamentos em janeiro, ante 3.268 do HR-V e 2.731 do Renegade. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Considerando apenas o segmento de utilitários médios, o segundo colocado em vendas foi o Hyundai ix35, com 644 emplacamentos. No ‘top 10’ apareceu também o SW4.
O Toyota, porém, não é médio, mas grande e derivado de picape. Por isso, não concorre diretamente com o Compass. Até porque o ‘jipão’ argentino custa bem mais que o modelo pernambucano.
O ano começou bem para o Golf e mal para o Focus. O modelo da Volkswagen confirmou, em janeiro, a liderança de vendas do segmento de hatches médios, com a qual já estava ‘flertando’ desde o fim do ano passado. Já o Ford caiu para o terceiro lugar.
Segundo a Fenabrave, o Golf registrou 463 emplacamentos em janeiro, pouco mais que os 441 do Cruze. O Focus teve 326 unidades vendidas. O ‘lanterninha’ é o Peugeot 308, com 84 exemplares emplacados. O i30, embora ainda esteja disponível no site da Hyundai, não consta na lista divulgada pela Fenabrave.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes