Tecnologia ao alcance de muitos

Câmera na traseira, central multimídia, sistema start&stop e controle de tração são alguns dos itens que até pouco tempo só eram vistos em carros de luxo. Agora, esses recursos estão na maioria dos modelos, inclusive em alguns de entrada.
A central multimídia é talvez o dispositivo mais presente nos carros novos. Até modelos com apelo popular, como o Renault Kwid, podem ter o sistema – a versão Zen do subcompacto, já vem com o recurso.
A expansão da oferta da central multimídia dos modelos de luxo importados para os populares foi rápida. Disponível no Onix desde 2012, o sistema de entretenimento Mylink chegou ao Chevrolet quase ao mesmo tempo em que passava a integrar a lista de equipamentos de modelos maiores e mais caros, como o Toyota Corolla e alguns utilitários-esportivos compactos, por exemplo.
Atualmente, a central multimídia também faz parte dos recursos de carros como o Hyundai HB20, o Toyota Etios, o Fiat Argo e o Volkswagen Polo.
A câmera na traseira é um pouco mais rara em modelos de entrada. Até alguns veículos de alto luxo, como a versão de entrada do Porsche Macan, por exemplo, não trazem o sistema que facilita as manobras de estacionamento.
Ainda assim, dá para encontrar o recurso em modelos compactos – ainda que nas opções mais caras. É o caso do Argo e do Polo.
No Fiat, o sistema é oferecido como opcional desde a versão Drive 1,0. O item faz parte de um pacote que inclui o kit multimídia, no qual está a tela central onde as imagens serão projetadas. No Polo, o equipamento é opcional a partir da versão Comfortline.
Já o start&stop, que desliga e religa o motor sozinho em paradas de semáforo, por exemplo (para reduzir o consumo de combustível), está nos Fiat Uno e Argo e também no Renault Sandero, entre outros.
No Uno, o dispositivo faz parte da lista de itens de série a partir das versões com motor 1.3. O recurso também está em todas as opções do Argo. No caso do Sandero, é oferecido a partir da configuração Expression 1.6.

ESP
O controle eletrônico de estabilidade passa a ser obrigatório no Brasil a partir de 2020. O sistema atua na roda que está perdendo aderência em uma curva (reduzindo o envio de potência do motor ou aplicando freios).
Já o controle de tração gerencia a entrega de força na roda que está perdendo tração. O dispositivo não funciona só em curvas – também é muito útil em arrancadas, por exemplo.
O Volkswagen Up! TSI, por exemplo, traz controle de tração de série. Há modelos que combinam os dois sistemas, como Fiat Argo, Honda Fit e Ford Fiesta.

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