Autoestima: um dos pilares para o bem-estar

Erica Lopes Tinoco

Psicóloga Comportamental

A autoestima é a somatória de características positivas da personalidade, uma visão e avaliação que cada um faz de si mesmo envolvendo os fatores físicos, emocionais e sentimentais.
Na psicologia entende-se que a autoestima poderá ser construída ao longo da trajetória de cada pessoa, e a forma que nos olhamos pode determinar o comportamento e com isso influenciar nosso bem-estar. Desse modo se o indivíduo passar por situações positivas, se sentir satisfeito, possuir confiança e segurança, por exemplo, logo ele terá uma boa autoestima. Do contrário se o mesmo apresentar comportamento inseguro, negativista, desenvolverá a baixa autoestima podendo manifestar uma depressão ou outros transtornos psicológicos.
De modo que a autoestima está relacionada com a autoimagem, a pessoa é totalmente capaz de desenvolvê-la e mantê-la, porém muitos precisam do auxílio da psicoterapia. E então como a psicoterapia pode ajudar o indivíduo a mudar as contingências que determinam o comportamento de se avaliar de forma tão negativa? Na terapia será identificado o que realmente incomoda o paciente, promovendo o autoconhecimento e a autoconfiança, auxiliando o mesmo a desenvolver uma visão geral positiva e outras ações para elevação da autoestima.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes