Adaptação Curricular

Maria Lucia Santo de Melo

Pedagoga / Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

H oje em dia, felizmente, tem muitos alunos com deficiências nas escolas públicas e particulares, já faz há alguns anos que eles não ficam mais escondidos em casa sem ter o que fazer, atualmente eles contam com serviços especialmente direcionados para eles, na área da Educação e da Saúde.
Os alunos com qualquer necessidade especial sejam eles com deficiência Intelectual, transtornos ou outra deficiência múltipla ou física, necessitam de uma adaptação no currículo. E será que nas escolas, os profissionais estão preparados para fazer esta adaptação de fato?
Antes de qualquer coisa, é primordial e imprescindível fazer uma avaliação diagnóstica com o aluno, uma boa sondagem dará base para a preparação da adaptação curricular, antes, porém, é preciso valorizar o que o aluno traz consigo, sua bagagem pode ser o ponto de partida, pois o seu conhecimento é importante. O laudo médico é importante, mas será que ele deve ser mais valorizado que o aluno? O laudo é o ponto final para definir se o aluno vai aprender ou não?
Acredito que o laudo é importante sim, porém não mais importante que o aluno, com o laudo em mãos, os educadores podem e devem buscar informações sobre o que significa tal CID que meu aluno tem, saber de algumas características que eles possuem, mas que às vezes não nos auxiliam em sala de aula.
O nosso olhar deve estar voltado para aquilo que o aluno já consegue fazer, a partir daí poderemos potencializar algumas habilidades e planejar outras para que a aprendizagem aconteça de uma maneira saudável e prazerosa. Traçar metas e fazer avaliações de tempos em tempos garantem a validação da aprendizagem.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes