A psicopedagogia em um olhar clínico

Adriana Sartorelo

Psicopedagoga – Pedagoga
Lic. Em Letras

Muito se tem falado sobre a psicopedagogia como solução para os problemas escolares, entre eles ler, escrever, interpretar, calcular etc. Porém, essa especialidade vai muito além de uma simples avaliação e o respectivo diagnóstico.
Quando um paciente é encaminhado para avaliação psicopedagógica, cabe ao profissional estudar e avaliar se as situações que não o fazem aprender são: pedagógicas, fonoaudiológicas, psicológicas, nutricionais, familiares.
Quantas vezes a criança chega ao consultório com a autoestima em baixa, não compreendendo a leitura e a escrita, dizendo que “não sabe”, que “não consegue”, e ao fechamento do diagnóstico descobre-se que ela está em desacordo com os sons das sílabas. Assim sendo, esta é encaminhada às sessões de fonoaudiologia e, em parceria com a psicopedagogia, inicia-se o processo de alfabetização e em alguns meses já está lendo e escrevendo de forma satisfatória.
Há casos em que o tratamento psicopedagógico e psicológico são grandes aliados, pois nem sempre a criança que não consegue ter rendimento escolar tem problemas de aprendizagem, diversas vezes acontecem situações em seu ambiente familiar ou escolar que comprometem seu aprendizado, sua convivência, seus estímulos.

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