29º Salão está repleto de estreias

o jornal exemplo® traz as novidades de algumas marcas dentre outras presentes na mostra

AE/AE

O Salão do Automóvel de São Paulo que teve início na quinta-feira (10) e continua até domingo, dia 20, está repleto de estreias, como o AMG E43, protótipos e muito mais.

Chevrolet
No espaço da Chevrolet, a estrela é a nova geração do Cruze Sport6, hatch médio que chegará em 2017 com preços de R$ 89.990 a R$ 110.990. O modelo traz visual atualizado, motor 1.4 turbo flexível de até 153 cv e câmbio automático de seis marchas. Outros destaques são o sistema que alinha o carro na faixa de rodagem e o de estacionamento semiautomático.
A sexta geração do Camaro chega ao país na série especial Fifty, que celebra seus 50 anos, e com tabela de R$ 297 mil. O motor é o V8 6.2 de 461 cv com tecnologia de desativação de cilindros, que o deixou 16% mais econômico.
A renovação do utilitário-esportivo Tracker inclui, além do visual, o mesmo motor 1.4 do Cruze. Por fim, há o elétrico Bolt, que promete autonomia de 380 km, mas não será vendido no Brasil.

CITROËN
Protótipos são as principais atrações da Citroën, que lança na feira o novo C4 Picasso. Dos seis destaques do estande da Citroën, o principal é a versão reestilizada da minivan C4 Picasso, modelo relançado no Brasil no ano passado. Aqui, serão mantidas as configurações de cinco e sete lugares – esta batizada de C4 Grand Picasso.
Além de mudanças no interior e exterior, o modelo traz novos itens de série. Entre os principais estão sensor de leitura de faixas e abertura do porta-malas sem usar as mãos. Na mecânica não houve alterações. A minivan vem com o bom motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv. O câmbio é automático de seis velocidades.
O E-Mehari, modelo 100% elétrico que a marca trouxe para mostrar suas novas tecnologias. De acordo com a Citroën, o carro tem 220 km de autonomia e pode chegar a 110 km/h.
Outra atração é o crossover conceitual Aircross. O protótipo tem duas telas de 12” e conjunto propulsor híbrido.
E também três estudos de estilo feitos exclusivamente para o Salão: C3 City Rider, C4 Lounge SportMarine e Aircross BeachCrosser.

FIAT
Marca italiana traz o 124 Spider para encher os olhos e o Mobi de três cilindros para elevar as vendas. O maior destaque da Fiat é o 124 Spider, modelo lançado há pouco mais de um ano na Europa. Trata-se de um típico roadster, com teto conversível, dois lugares, frente longa e traseira curta. Do motor 1.4 turbo MultiAir, saem 166 cv, na versão de topo, Abarth. A marca, no entanto, anuncia que o 124 virá apenas como demonstração, e não para venda.
Os outros destaques são a picape Toro com motor 2.4 Tigershark, e o Mobi com o 1.0 de três cilindros Firefly, o mesmo que estreou no Uno em setembro. O propulsor de 77 cv de potência e torque de 10,9 mkgf (etanol) está disponível na nova versão Drive, que será intermediária na linha Mobi. As demais continuam com o 1.0 Fire de quatro cilindros (75 cv e 9,9 mkgf, com etanol).
Além do motor mais moderno e econômico, o Mobi Drive é o único da linha a receber de série direção elétrica (nas outras versões, a assistência é hidráulica). O sistema traz a função City, que deixa o volante mais leve, para manobras de estacionamento. Entre os outros itens de série estão ar-condicionado, vidros elétricos na dianteira e volante com regulagem de altura.

FORD
Marca aposta alto na exibição do superesportivo GT e em versões de Mustang, Ranger e F-150. Na Ford, o destaque é o superesportivo GT. Limitado a 500 unidades, que serão produzidas durante dois anos, ele tem motor V6 biturbo com 600 cv de potência e inspiração no GT40, de 1964, que fez sucesso na 24 Horas de Le Mans, na França.
Além dele, a fabricante vai exibir novamente o Mustang, na versão GT350R, com motor V8 de 5,2 litros. Com 533 cv, é o propulsor de aspiração natural mais forte da marca.
O GT350R acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos, conforme a Ford. O visual é mais esportivo que o das demais versões, com apêndices aerodinâmicos e rodas de fibra de carbono, material que está também no spoiler traseiro.
Na linha de picapes, há a Ranger Wildtrack. Seu maior apelo é o visual, mais ‘descolado’ que o das demais versões, graças a apliques plásticos escuros no para-choque e grade frontal. O modelo será o topo da linha Ranger. Além dela, a nova F-150 Raptor também está sendo exposto pela marca.

HONDA
Marca mostra ao público o WR-V, que será lançado no país no primeiro semestre de 2017. A Honda tem um dos candidatos à estrela do Salão do Automóvel. Trata-se do WR-V, utilitário-esportivo que ficará posicionado abaixo do HR-V na linha. Ainda não foram divulgadas informações técnicas sobre o produto, que chega às lojas no primeiro semestre de 2017, mas ele deverá ter o mesmo motor 1.5 flexível do Fit (com até 116 cv), modelo com o qual compartilha base.
Apesar da mesma plataforma, o WR-V tem chassi mais largo e entre-eixos mais longo que o monovolume, de acordo com a Honda. O modelo é o primeiro desenvolvido pela subsidiária brasileira da montadora. Além do mercado nacional, ele será vendido em outros países da América do Sul.
Também na primeira metade do ano que vem será lançada a nova versão de topo do HR-V, batizada de Touring. Ela traz o mesmo motor 1.8 flexível do restante da linha, mas é mais bem equipada – traz, por exemplo, faróis full-LED.
A montadora também trouxe, para exposição, o modelo a hidrogênio Clarity, o projeto de design 2&4, que tem características de modelo de duas e quatro rodas, e uma réplica do modelo de F1 da McLaren.

HYUNDAI
New Tucson e Creta são as estrelas da marca, que traz também uma inédita picape. No espaço da Hyundai, os utilitários-esportivos são as grandes atrações. Há o New Tucson, que vai conviver com a geração anterior – o ix35. Será feito em Anápolis (GO) e trará motor 1.6 turbo a gasolina, com injeção direta, de 177 cv, além de câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Serão três versões de acabamento: GL, GLS e Top.
Produzido em Piracicaba (SP), o jipinho Creta é baseado na plataforma do Elantra e tem visual exclusivo para o país. O motor 1.6 flexível tem duplo comando variável de válvulas e a versão de topo terá propulsor 2.0.
Uma das surpresas da marca é um interessante conceito de picape, batizada de Creta STC. O protótipo é fruto de uma parceria entre os centros de estilo da marca no Brasil e na Coreia do Sul.

MERCEDES-BENZ
GLC 250 Coupé é estrela da marca no evento, que ainda terá alguns esportivos da divisão AMG. A Mercedes-Benz coloca em evidência no evento o inédito GLC 250 Coupé. O modelo é uma espécie de mini GLE Coupé e chega para brigar diretamente com o BMW X4. O motor é 2.0 de quatro cilindros, que gera 211 cv, número ótimo para levar um carro de 1.735 kg e 4,73 metros de comprimento.
A marca também vai caprichar na apresentação de seus sedãs em versões esportivas, preparadas pela AMG. O Classe S 63 chega em uma configuração conversível arrebatadora e com um motor de respeito: um V8 biturbo a gasolina que gera nada menos que 585 cv.
Ainda entre os preparados pela AMG, o E 43 também dá as caras. Seu V6 biturbo gera potência de 401 cv.
Também promete chamar a atenção o S 500 Maybach, modelo de topo da Mercedes, que estará lado a lado do C300 Cabriolet, um dos carros de entrada da companhia. Além de todo o luxo que um carro pode ter, o Maybach, em alusão à marca de luxo que a Mercedes-Benz descontinuou em 2012, é equipado com um motor V8 biturbo, que entrega nada menos que 455 cv. Já o C300 sem capota tem um 2.0 de 245 cv.

NISSAN
Picape da Nissan é mostrada pela primeira vez ao público brasileiro; ela chega em 2017. A 12ª geração da Frontier surge pela primeira vez para o público brasileiro no Salão do Automóvel. O modelo, que emprestará a plataforma para as novas picapes da Mercedes e da Renault e chega ao país em 2017, tem chassi quatro vezes mais rígido que o da geração anterior e oito barras transversais, tudo com foco na robustez do conjunto. O motor é um 2.3 turbodiesel que gera 190 cv, com tração 4X4. Já a cabine é dupla.
O Nissan Kicks, modelo em que a marca aposta muito, começa a surgir em suas versões mais acessíveis. A da vez é a SV Limited, que perde o couro do acabamento do painel e nos bancos, câmera de 360° e air bags laterais e de cortina. Ele também estará em uma versão de duas cores, para fazer um teste de aceitação com potenciais compradores.
Dois conceitos distintos também estarão por lá, o 2020 Vision Gran Turismo e o March Midnight Edition. O primeiro foi criado para o jogo Gran Turismo 6 e o segundo é um estudo de estilo com o novo March, que ficou bem interessante e moderno. Além disso, o GT-R, agora vendido no Brasil, traz todo o seu visual instigante e fúria do motor 3.8 V6 de 572 cv.

PEUGEOT
Segunda geração do crossover começa a ser vendida no Brasil em 2017. A nova geração do 3008 é a principal novidade da Peugeot no Salão do Automóvel. O modelo foi totalmente reformulado e, agora, tem mais ar de utilitário-esportivo que o anterior. A cabine também ficou mais bonita.
Segundo informações da Peugeot, o novo carro começa a ser vendido por aqui no primeiro semestre de 2017. Entre os destaques está o conhecido motor 1.6 turbo, que rende 165 cv no modelo vendido na Europa e deve ser mantido para o mercado brasileiro. O câmbio é automático de seis marchas.
Maior que a geração anterior, o novo 3008 tem 4,45 metros de comprimento e leva até 520 litros no porta-malas. São 90 litros a mais que o bagageiro do modelo anterior.
O estande da Peugeot está repleto de carros conceituais. Um deles é o Fractal, mostrado pela primeira vez em 2015. O modelo usa motores elétricos e tem como destaque o interior, com 80% de componentes feitos por impressoras 3D.
Há ainda os conceitos Pyrit e Kyamit, baseados no 208 e 2008, respectivamente. A van Traveller i-Lab também está lá.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes