Vereadores entregam títulos no aniversário de 192 anos de Indaiatuba

O plenário da Câmara esteve lotado na noite desta quinta-feira (8) na segunda sessão solene anual de entrega de títulos honoríficos para pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento do município. Ao todo, 14 cidadãos e cidadãs foram agraciados com um dos seguintes títulos: Cidadão Indaiatubano, Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”, Esportista do Ano, Empresário do Ano “Raffaello Fantelli” e Moção de Louvor.

E, a exemplo do que ocorreu na cerimônia de junho, a sessão solene de ontem foi repleta de momentos emocionantes. O homenageado Márcio Thomaz, conhecido por Tio Fininho e que faz trabalho de transporte humanizado de crianças com câncer, por exemplo, se emocionou diversas vezes ao relatar o sofrimento das crianças e ao pedir a contribuição dos presentes para que os investimentos em ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença venham a ser ampliados. “Oito mil crianças foram diagnosticadas com câncer neste ano no Brasil, mas se o diagnóstico ocorrer cedo a cura pode chegar a 90%. Portanto, peço que ajudem e, mais, que se dirijam aos hospitais para dar um abraço nelas, porque mesmo nos últimos momentos de vida elas sorriem com um abraço”. Tio Fininho recebeu o título “Cidadão Indaiatubano” por indicação do vereador Sérgio Teixeira.

O excelente trabalho voluntário contra a mesma doença fez com que o presidente da Volacc (Voluntários de Apoio ao Combate ao Câncer), Sílvio Alexandre Soares de Oliveira, fosse indicado pelo vereador Alexandre Peres para receber o título de “Cidadão Indaiatubano”. “Vou aproveitar a oportunidade para pedir aos vereadores que aprovem ainda mais projetos em benefício dos pacientes com câncer, esta doença terrível”, salientou o homenageado.

Outro momento que mexeu com os sentimentos dos presentes foi o agradecimento público que a historiadora Eliana Belo Silva fez ao prefeito Nilson Gaspar pela forte atuação dele à frente da campanha de vacinação contra a Covid. “Tenho um filho médico, que atendeu em UTI Covid. Por isso, tive de ficar um ano sem poder vê-lo e mais seis meses sem poder abraçá-lo. Como historiadora, quero deixar registrado como você, Gaspar, comandou a campanha de vacinação em nossa cidade, enfrentando fortes ataques por razões políticas, e fez isso muitas vezes de forma solitária. Por pessoas como você, com a sua coragem, eu pude abraçar de novo o meu filho”, ressaltou a homenageada. Eliana Belo Silva também elogiou a atuação legislativa dos vereadores Silene Carvalini, Arthur Spíndola (de quem recebeu a comenda) e do presidente da Câmara Pepo Lepinsk. “Graças a você Pepo, graças à reforma que você fez no prédio da Câmara, eu pude subir aqui hoje”. A historiadora quebrou o pé recentemente e precisou de cadeira de rodas para chegar ao plenário. “Você Eliana – respondeu Pepo Lepinsk – acaba de inaugurar o novo elevador desta Casa de Leis”.
Os médicos Hilário Matheus Wolf Júnior e Flávio de Souza Brito também foram homenageados pelo trabalho em favor da saúde pública, ambos com o título de “Cidadão Indaiatubano”. Indicado pelo vereador e também médico Othniel Harfuch, o ginecologista e obstetra Hilário Wolf ressaltou o quanto se sentia feliz: “Esta indicação bateu fundo no meu coração”, afirmou.

O cardiologista Flávio de Souza Brito foi indicado pelo vereador Leandro Pinto. “O Flávio é meu amigo de infância e se tornou uma das referências na área de transplante cardíaco, tendo uma de suas cirurgias recebido cobertura do programa Fantástico da rede Globo”, comentou Leandro. “Servir é uma obrigação, uma missão de todo médico, como também é uma obrigação do médico criar serviços de qualidade. Por isso qualquer convite que eu receber por Indaiatuba, vou encarar como uma convocação, tipo Faça pela cidade, e eu farei”.

Foto: Divulgação Câmara

Notícias Semelhantes