Photo Credit To Divulgação

Trilha da Integração e Inclusão reúne mais de 2,1 mil pessoas

O Jeep Clube de Indaiatuba promoveu no sábado (1º) a Trilha da Integração e Inclusão, evento com foco em incluir pessoas com deficiência em um dia de diversão. O encontro, realizado também em comemoração ao dia do Jeep celebrado em 4 de abril, incluiu apresentações artísticas, práticas esportivas e exposições no Pavilhão da Viber, além de um passeio pela zona rural de Indaiatuba, reunindo mais de 2,1 mil pessoas entre jipeiros, trilheiros, ongs e comunidade.

O dia começou com aquecimento para os participantes, com os alunos de Educação Física da Faculdade Max Planck, e após a execução do hino nacional pelo Grupo Escoteiros Indaiá, o grupo saiu para o passeio, que começou às 9h30, contou com 15 carros tipo gaiola, 35 jipes, 10 bicicletas, 15 motocicletas, dois ônibus e um caminhão de trilha.

O caminho da trilha partiu da rua Almirante Tamandaré, em frente a Viber e seguiu pela avenida Conceição até o Parque Ecológico, retornando na altura do Colégio Objetivo pela avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, passando pelas avenidas Conceição e Visconde de Indaiatuba, seguindo a Rodovia Lix Cunha e entrando sentido bairro Tombadouro até o Quilombo, onde foi realizado uma pausa para descanso. De lá o grupo seguiu o passeio, passando pela Trilha da Luzia, um caminho de mata fechada, e voltando pela Estrada Municipal José Boldrini, Visconde de Indaiatuba e Almirante Tamandaré, totalizando 40 quilômetros entre ida e volta. Em paralelo a esse percurso, os motociclistas seguiram por outro caminho, circulando pela rodovia Bandeirantes e retornando à cidade.

Pela diversão e alegria dos deficientes ao passear pelas trilhas e experimentar um tipo de vivência incomum em seu cotidiano a gestora Cultural e Social do evento, Carmen Ajala, afirma que o objetivo da trilha foi alcançado. “Foi muito gratificante ver como todos que participaram da iniciativa, tanto a comunidade quanto os deficientes saíram felizes do passeio, relatando uma experiência que nunca haviam vivido. Uma das cenas que mais me marcou foi presenciar a reação de cinco deficientes visuais andando de moto pela primeira vez. Até os condutores das motos ficaram tocados com o sentimento deles”, conta.

Após o retorno do passeio, foram promovidas uma série de atrações no Pavilhão da Viber. Exposições de canhões e viaturas do Exército, Clube do Fusca, Opala, motos e carros antigos e mostra de Jipes estiveram abertas à visitação ao longo do evento. O grupo Crawler RC de Indaiatuba disponibilizou miniaturas de Jipe movidas a controle remoto para manuseio e divertimento dos adultos. Além das exibições, houve apresentação do Grupo de Operações com Cães da Guarda Civil de Indaiatuba e parede de escalada com o Grupo Escoteiros Indaiá.

Apresentações de dança e shows seguiram ao longo da tarde de sábado. Em paralelo, os participantes tiveram vivências inclusivas como o jogo de bocha com da Casa de David e a exposição de artesanato do projeto Gente Eficiente do Comdef, (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência). O espaço contou ainda com estandes do PHS Convênio Samaritano, Jeep Balilla, Faculdade Max Planck, Trailer Bike, Solutudo (Soluções para Tudo), SuperSafe Pendentes Automotivos, Escoteiros, APAE, OAB, Casa do Vidro e das entidades participantes.

Alunos de diferentes cursos da Faculdade Max Planck também marcaram presença no evento. Os estudantes de Fisioterapia realizaram atividades de alongamento, eletromiografia, quick massage e avaliação postural e a turma de Educação Física preparou os participantes para a trilha. Os alunos de Engenharia apresentaram um braço robótico e robô desenvolvidos em sala de aula, enquanto que a turma de Medicina Veterinária forneceu orientação ao público sobre zoonoses e ainda colocou em exposição animais taxidermizados.

Visando garantir a segurança do passeio a Polícia Militar Estado de São Paulo e Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) acompanharam o grupo durante toda trilha, além do Federados Moto Clube Indaiatuba, Moto Clube Nazestradas, Abutrez Motoclube, Jeep Clube Indaiatuba e ACI (Associação de Ciclistas de Indaiatuba) que também prestaram auxílio aos participantes. Vale ressaltar que parte da verba arrecadada foi destinada ao custeio do almoço de 120 jovens e crianças atendidos pelas entidades assistenciais previamente cadastradas no evento.

A possibilidade de reunir parceiros em prol da inclusão social foi o que tornou o evento possível, ressalta o presidente do Jeep Clube, Wagner Selegrin Rodrigues: “Em nome do Jeep Clube agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste evento. Desde os patrocinadores, expositores, parceiros, mas principalmente às entidades participantes por acreditaram em nosso projeto e em nossos ideais pois sem eles, a realização deste evento não seria possível”.

A Trilha da Integração e Inclusão foi realizada pela Associação Off Road Cultura e Lazer Jeep Clube de Indaiatuba com parceria de Exército Brasileiro e Polícia Florestal de Campinas. Patrocínio de Jeep Balilla, PHS Samaritano Saúde, Solutudo, SuperSafe Pendentes Automotivos e apoio de Luxafit, Tre Fratelli, Kostela do Japonês, Trailer Bike, Laboratório Dra. Edna Jaguaribe, DM & MC Vidros, Casa do Vidro, Eco Clean Lavanderia e Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

Notícias Semelhantes