Secretaria de Saúde apresenta Plano

Foto: Rose Parra/Câmara Municipal

Durante a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na segunda-feira (27) na Câmara Municipal, técnicos da Secretaria de Saúde apresentaram o Plano Municipal de Saúde para o período de 2018 a 2021. A proposta será avaliada pelos membros do Conselho, que também poderão apresentar sugestões, e a votação deverá acontecer na reunião plenária, marcada para sexta-feira, dia 8, às 14h no mesmo local. A reunião é aberta ao público.
O gestor de Planejamento e Prestação de Contas, Erich Garcia, fez a apresentação de todo o projeto. Na perspectiva da gestão, foi apresentada a meta de aumentar a Rede de Atenção à Saúde, o que inclui a ampliação dos leitos pelos SUS (Sistema Único de Saúde) no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), incluindo leitos de UTI pediátrica e neonatal, a construção de novas Unidades de Saúde, entre outros. Na perspectiva de processos, foram apresentadas propostas, como: habilitar o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Tipo III ( com mais 7 cadeiras odontológicas), implantar um CEO Tipo I (3 cadeiras odontológicas) na Zona Sul, implantar Sistema de Diagnóstico por Imagem Digitalizado e implantar leitos psiquiátricos no Haoc.
Outros objetivos apresentados foram: o aprimoramento das ações de gestão, a garantia do financiamento dos cinco blocos que compõem a estrutura organizacional da pasta (Gestão; Atenção Básica; Média e Alta Complexidade; Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica); a promoção e participação popular, valorizando os interesses da coletividade; a ampliação das ações dos projetos de Educação em Saúde e a manutenção das Políticas de Saúde para o município, segundo evidências epidemiológicas nos vários níveis de Atenção à Saúde.
De acordo com a secretária adjunta da pasta, Graziela Garcia Drigo Bossolan, o Plano Municipal de Saúde 2018-2021 foi elaborado pela equipe gestora da Secretaria de Saúde a partir da contextualização do modelo de Saúde atual oferecido no município e com base no Plano de Governo do prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e na Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2015.

Notícias Semelhantes