PF faz Operação para esclarecer assalto milionário em Viracopos

A Polícia Federal (PF) realizou, nessa última terça-feira (29 de novembro), uma operação contra crime de lavagem de dinheiro com origem em um roubo de US$ 5 milhões no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ocorrido em março de 2018. A investigação contou com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep).

No total, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP). As ordens foram executadas em dois estados, sendo três na metrópole, uma em Sumaré (SP) e uma em Belém (AL). Pelo menos 20 policiais participaram da ação. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos.

Grupo
De acordo com a PF, durante o inquérito policial para investigar o roubo em Viracopos, foi verificado um grupo, que, de maneira “estruturada e ordenada”, praticou atos de lavagem de dinheiro para esconder o valor levado do aeroporto, por meio de compra e venda de imóveis, aquisição de veículos e criação de empresas, além de outros métodos.

Dois dos principais envolvidos no crime e a companheira de um deles, que foi encontrada com US$ 20 mil, já haviam sido identificados e dois foram presos em uma operação deflagradas pela Polícia Federal em 2020.

O nome da operação, “Occulta Pecunia”, significa “dinheiro oculto”, em latim. Os envolvidos vão responder por lavagem de dinheiro e associação criminosa, que têm penas somadas de até 14 anos de prisão.

Caso
O roubo em Viracopos ocorreu em seis minutos no dia 4 de março de 2018. Um grupo com pelo cinco homens armados com fuzis invadiu a área de cargas do aeroporto para levar os dólares, além de quantias em libras e reais que seriam entregues na Suíça. Sem fazer disparos, os criminosos entraram e saíram da estrutura.

De acordo com a Receita Federal, a remessa dos dólares foi declarada corretamente. O dinheiro estava em um avião da Lufthansa carregado em Guarulhos que fez escala no aeroporto de Campinas.

Foto: Divulgação PF

Notícias Semelhantes