Palavra do Presidente 19/01/18

ELOGIOS

O primeiro elogio da semana vai para Indaiatuba por ser a primeira cidade da RMC no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, e também a 26ª no Ranking Nacional. Parabéns a todas as pessoas que colaboraram para que esse Índice fosse alcançado. É resultado de muito trabalho e dedicação das pessoas que ‘carregam essa bandeira’. Continue com essa ‘garra’ e determinação. Sucesso!

O segundo elogio vai à Prefeitura de Indaiatuba por concretizar a abertura de um segundo Conselho Tutelar no município, esse feito é importante para a cidade que cresce a cada dia, e é necessário ter condições de atender àqueles que precisam desse apoio, independente das circunstâncias. Parabéns pela realização.

Nota 1
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec incentiva a cultura oferecendo a visitação gratuita ao Museu Ferroviário, considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba. Em seu acervo encontram-se 501 peças registradas e catalogadas referentes a história da ferrovia. Administrado pela Fundação, o Museu recebeu em 2017, aproximadamente 6.159 visitantes, sendo 1.039 visitantes de Indaiatuba, 897 visitantes de outras cidades do Estado de São Paulo e 145 visitantes de 19 Estados do Brasil. O Museu também entrou no Circuito Turístico de 30 pessoas, vindas da Alemanha, Argentina, Bahrein, Canadá, Colômbia, Guiana, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Peru. Porém, o maior número de visitas, refere-se às escolas do município e da região, que somados aos professores, inspetores e diretores resultaram no expressivo número de 3.040. O Museu abriga em perfeitas condições de funcionamento a locomotiva a vapor, fabricada em 1874, que pertenceu ao Imperador D. Pedro II. No cotidiano da cidade, o espaço é usufruído pela população durante todo o ano, com aulas gratuitas de Pintura em Tela, Tecido e Artesanato, que fazem parte do programa Fiec e a Comunidade. Anualmente é realizada a tradicional festa São João na Estação.

Nota 2
Na sexta-feira (13), chegaram os primeiros equipamentos que serão instalados na obra de adequação e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, que está sendo executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) através da construtora Elevação. Eles serão responsáveis pela separação e secagem do lodo residual, resultante do processo de tratamento do efluente coletado pela estação. São eles uma Centrífuga Jumbo 4 RTV e um Adensador Modelo AD10D ambos da marca Pieralisi, referência neste tipo de equipamento. A centrífuga, que tem o dobro da capacidade dos modelos utilizados atualmente na ETE-MAC, será utilizada para separar fase sólida da líquida, desidratando o sólido e clarificando o líquido. Já foram enterrados mais de mil metros de tubos de diversos diâmetros, de aço e ferro fundido. As obras do novo tanque de aeração, dos prédios dos aeradores, adensadores de lodo, o tanque de contato e o estaqueamento para os prédios para o novo tratamento preliminar e casa de sopradores que serão construídos seguem de acordo com o cronograma. Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

Notícias Semelhantes