Photo Credit To Divulgação

Objetivo promove Oficinas de Poesia

Alunos se aprofundarão em diferentes textos poéticos

Como despertar nos jovens o gosto pela Literatura e, ainda, desenvolver a habilidade de escrita, leitura e compreensão de textos poéticos? Foi pensando nisso, que a equipe de Linguagens do Colégio Objetivo elaborou um projeto que oferecerá Oficinas de Poesia aos alunos interessados do Ensino Médio, diurno e noturno, para que conheçam as diferentes modalidades de textos poéticos.
Na segunda-feira (9), foi realizada a 2ª Oficina de Poesia com a professora Marcela Rodrigues. O tema foi Poesia Modernista, e apresentou aos alunos o formato da poesia do século 20, com versos livres (que não seguem uma métrica) e brancos (que possuem métrica, mas não utilizam rimas), temática cotidiana e crítica social.
De acordo com o professor de Literatura, Leonardo Baldi, os alunos mereciam um momento como esse. “As Oficinas possibilitam um aprofundamento que o tempo em sala de aula não permite”, afirma.
A primeira Oficina aconteceu no dia 12 de março e abordou a Poesia Clássica. A aluna Giovana Zanchi gostou muito de participar. “Eu não costumo escrever e por isso decidi fazer a oficina para ampliar meu conhecimento. Foi uma experiência diferente. É muito interessante a forma como a professora Marcela expôs o tema. Depois, ela colocou uma música para inspirar-nos a escrever, gostei muito! Acredito que quando você escreve uma poesia, entende o processo de escrita do poeta e isso ajuda a melhorar a interpretação de poesias”, declara Giovana.
Nas duas próximas Oficinas os alunos conhecerão a Poesia Haikaísta e a Poesia Concreta. Ao todo serão quatro encontros, com duração de duas horas-aula cada, em que os alunos terão a oportunidade de escrever e declamar seus poemas. Os trabalhos poderão ser apreciados no ‘Marco’, Manifestações Artísticas do Colégio Objetivo Indaiatuba, que será realizado no mês de setembro.

Notícias Semelhantes