Photo Credit To jornal exemplo®

“Meio ambiente é isso: cada um tem que fazer a sua parte”

Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente faz balanço do primeiro semestre da nova gestão

da redação

Na Semana Mundial do Meio Ambiente o tema permeia também a série da TV Exemplo® que acompanha de perto o que os representantes têm feito pelo município. Em entrevista exclusiva, o convidado José Carlos Selone, secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente de Indaiatuba, fala sobre os desafios desse mandato, a meta de obter bons resultados no Programa Município VerdeAzul e também sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. (Assista a entrevista na íntegra: fb.com/TVExemplo).
Com a entrada do mês de junho o prefeito Nilson Alcides Gaspar completa seu primeiro semestre à frente da Administração Municipal. Se essa é uma experiência nova para ele, não é o caso do veterano José Carlos Selone, que desde a gestão anterior assume a pasta de Urbanismo e do Meio Ambiente.
Acostumado à rotina, ele revela que o grande desafio da Secretaria é acompanhar e planejar o crescimento que a cidade almeja sem perder a qualidade de vida. “É complicado. Passamos por um período de desenvolvimento rápido e o Serviço Público e a Administração têm que estar muito bem organizados e planejados para deixar a cidade crescer de forma ordenada”, observa.
Nesse sentido, o primeiro semestre sob nova gestão já agregou muitas conquistas. A questão da crise, segundo ele, é uma realidade, e não deve ser ignorada, mas superada. “Enquanto muitas cidades cortam ou interrompem projetos, nosso desafio é se organizar para praticar novos modelos e ações que reflitam em qualidade de vida sem perda”, esclarece.

VerdeAzul
Uma das principais metas do Prefeito para a pasta é inserir o Município dentre os 20 melhores colocados no Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. Para isso, depende diretamente de Selone, que já vem trabalhando nessa proposta: “A Secretaria está lançando muitas ações com o objetivo de ficar dentre os 20 melhores. Essa classificação é um pré-requisito para projetos ambientais e verbas. Todas as nossas ações esse ano contam com o apoio e orientação de Gaspar [prefeito] que já esteve à frente dessa pasta e responsável por implantar muitos projetos ainda em andamento”.
Lançado em 2007, o PMVA mede e apoia a eficiência da gestão ambiental. Suas ações propostas compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A participação dos municípios é voluntária e ao final de cada ciclo anual é publicado o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes