História de uma jumenta

No tempo do nascimento de Jesus, reinava em Jerusalém o tirano e sanguinário rei Herodes. Conforme lhe chegara ao conhecimento, seria o recém-nascido Rei dos Judeus e viera usurpar-lhe o trono. Egoísta e mau, sem saber onde, nem como encontrar a Jesus, e para que este não lhe escapasse, mandou os soldados sacrificar, em Belém e no seu território, todos os meninos menores de 2 anos. O Senhor, contudo, não permitiu caísse seu Filho sob a espada do desalmado tirano e, em sonho, avisou a José do perigo e mandou-o partir com o Menino e a Mãe para o Egito. José acordou a Maria e puseram-se em fuga…
Era uma noite fria, sem lua nem estrelas, escura como breu. José, com Jesus no colo, e Maria caminhavam na fuga, atendendo ao aviso divino. A distância era longa e já se sentiam exaustos. Numa curva, de entre o espesso arvoredo à orla do caminho, surgiu um vulto e vinha em direção a eles.
A princípio, José e Maria assustaram-se. Ao aproximar-se mais o vulto, José se aquietou e disse à Maria:
– Não temais. É um amigo.
Era uma Jumenta bem nova. Não trazia arreios no lombo, ninguém a cavalgava. Dócil e mansa, logo se emparelhou com a Sagrada Família.
Notando o cansaço da esposa, José desvestiu a surrada capa e estendeu-a sobre o animal.
– Podeis montar sem medo, Maria.
A Jumenta esperou que Mãe e Filho se acomodassem em seu dorso e os levou sem nenhum incidente até o final da longa viagem.
Nunca mais se ouviu falar da Jumenta.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes