Photo Credit To ACSI/CMI - Anselmo Luiz Pereira Cabral

Hélio Ribeiro faz balanço dos últimos quatro anos na Câmara

À frente da Câmara de Indaiatuba e da Associação de Vereadores do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o vereador Hélio Ribeiro, 50 anos, se viu às voltas com uma sucessão de desafios que marcaram a última Legislatura. A necessidade de promover uma Reforma Administrativa na Casa de Leis, a informatização de processos, a votação de projetos importantes e a pandemia do Coronavírus são alguns dos exemplos de situações que precisaram encontrar respostas por parte do Poder Legislativo indaiatubano.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Exemplo®, Hélio Ribeiro fala sobre suas principais ações administrativas que fazem da Câmara de Indaiatuba uma das mais econômicas do Estado. Também aborda suas iniciativas legislativas que atendem aos interesses de entidades e segmentos da sociedade que até então tinham pouca voz nas Políticas Públicas.
O vereador menciona ainda o que espera dos próximos meses e como vê o processo político pós-pandemia. “É o momento mais difícil das nossas vidas, mas é preciso ser otimista sobre como sairemos disso tudo”, afirma.

Jornal Exemplo® – Quais ações o senhor destacaria do período em que esteve à frente da Câmara?
Hélio Ribeiro: foi uma Legislatura marcada por muitos desafios, porém hoje, a poucos meses do fim do mandato, acredito que conseguimos superar a maior parte deles. Desde o início da Legislatura, havia recomendações expressas para que fizéssemos uma Reforma Administrativa na Casa de Leis, com a realização de um concurso público. Foi o que fizemos, e atualmente a Câmara dispõe de mais de 30 servidores efetivos contratados por meio desta seleção. Em paralelo, fizemos um intenso exercício de controle orçamentário, razão pela qual a Câmara é hoje uma das mais econômicas do Estado. Gastamos 1,3% da receita do município, quando podíamos gastar até 6%. E isso não é mérito algum, é uma obrigação do gestor comprometido com a ‘coisa’ pública, mas é bom sempre frisar que temos esse olhar atento, porque nem todos sabem o que se passa dentro da Administração Pública. Outra coisa importante foi a digitalização dos processos, concluída recentemente. Estamos em plena revolução digital, não faz sentido um papel ter que “ir de carro” à Prefeitura, quando pode ir de maneira registrada e certificada digitalmente. Isso também provoca economia de recursos públicos.

Jornal Exemplo® – E no seu mandato enquanto vereador, o que considera mais relevante?
Ribeiro: procurei ter um olhar muito atento para segmentos da sociedade e alguns assuntos que estavam fora do debate público. Os autistas, por exemplo, embora estejam amparados por excelentes entidades e políticas municipais, ganharam o reconhecimento de suas causas em nosso calendário oficial. O mesmo vale para o bullying, um tema que estava nas novelas e nos jornais, mas não encontrava respaldo na forma de lei. A saúde do homem é outro tema que desde 2013 faz parte da agenda de Indaiatuba, chamando a atenção para a necessidade de cuidarmos da nossa saúde física e mental. Isso sem contar a gestão política, que articula ações de governo por meio da prefeitura, do meu trabalho de 20 anos na Área da Saúde 15 deles no Hospital Dia, e sempre com um olhar especial para o Jardim Morada do Sol, que é minha morada e de tantos indaiatubanos nascidos aqui ou daqueles que a escolheram de coração.

Jornal Exemplo® – Qual foi o momento mais polêmico, ou o mais complicado?
Ribeiro: a política é a arte de gerenciar conflitos e conciliar interesses diversos, então é comum que nossa atividade fomente divergências e interfira nas conversas das pessoas na rotina da cidade. Isso é ótimo. Gosto de saber que as pessoas estão se interessando por política. Na política não existe espaço vazio: se você não ocupa, alguém vai ocupar, e nem sempre esse alguém tem boas intenções. Acho que o mais difícil não é lidar com críticas, mas lidar com a mentira, que ganhou um importante aliado nos últimos anos: as fake news. Eu e muitos Agentes Públicos somos vítimas frequentes dessas armações digitais, mas as pessoas estão cada vez mais atentas e conseguem distinguir o que é fato e o que não é. A gente daqui sabe onde moro e onde trabalho, e por isso sempre afirmo: ouviu algo sobre mim ou sobre a Câmara, venha falar comigo. Mas, além dessa questão, o mais difícil sem dúvida foi a pandemia do Coronavírus.

Jornal Exemplo® – Como isso resvalou na Câmara?
Ribeiro: de várias formas. Primeiro, porque precisamos drenar todos nossos esforços para ajudar a Administração a minimizar os impactos da doença na Saúde Pública e na Economia, ainda que Indaiatuba tenha dado muitas demonstrações de eficiência por meio da Gestão do Nilson Gaspar. Resvalou também nas questões administrativas, porque precisamos garantir o atendimento de excelência preservando a saúde de funcionários, vereadores e demais cidadãos. Ainda assim, mantivemos todas nossas sessões presenciais, tomando todos os cuidados, e apresentamos mais de cem Indicações relacionadas ao tema. Conseguimos ainda, com apoio de todos os vereadores, devolver R$ 1 milhão para o Gaspar investir na Saúde.

Jornal Exemplo® – qual sua avaliação sobre a atuação no Parlamento da RMC?
Ribeiro: esse é um trabalho de que me orgulho muito. São 21 cidades com interesses e perspectivas diferentes, mas com um olhar em comum. Muitos municípios estão praticamente conturbados, os cidadãos viajam poucos quilômetros e já estão na cidade vizinha. Campinas é um indutor importante, mas o olhar regional mostra-nos que cada comunidade circunvizinha tem seu papel no fortalecimento da indústria, do comércio, no lazer, na cultura e na vida de todos os seus habitantes. Como presidente da Associação de Vereadores do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), pude articular com apoio dos meus colegas palestras e seminários essenciais, além de solicitar apoio do governo estadual em agendas comuns.

Jornal Exemplo® – Como o senhor vê as eleições deste ano?
Ribeiro: não será uma eleição comum. Teremos uma campanha atípica, por conta da pandemia. A internet, que já vinha ganhando um espaço de protagonismo nos últimos anos, vai assumir o debate e nós precisaremos estar preparados para falar a este público, sem deixar de lado os moradores que gostam de uma conversa ‘olho no olho’. A pandemia é o momento mais difícil das nossas vidas, mas é preciso ser otimista sobre como sairemos disso tudo.
Quem sabe consigamos ter um olhar mais humano para a forma como tocamos nossas vidas, o que inclui as campanhas eleitorais e as disputas políticas. Seremos melhores quando isso passar, vitoriosos, quaisquer que sejam os resultados dos projetos.

Raio-X
Nome: Hélio Alves Ribeiro
Idade: 50 anos
Profissão: servidor público no Hospital Dia
Partido: Republicanos
Mandato: Terceiro

Notícias Semelhantes