Fiec assina parceria com Instituto Italiano

Parceria que consiste no intercâmbio de alunos do ICIF, que queiram vir ao Brasil estudar

fotos: divulgação

O superintendente da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura João Neto, realizou uma parceria inédita entre o Italian Culinary Institute for Foreigners – ICIF e a Fiec, ocorrida na Itália, durante a permanência das alunas premiadas no projeto educacional Masterchef, com o Curso de Cozinha Italiana, ocorrido de 13 a 17 de novembro, na cidade de Castigliole D’Asti, Itália.
Com a presença do presidente da Instituição Italiana Piero Sassone e do superintendente João Neto, foi assinada a parceria que consiste no intercâmbio de alunos do ICIF, que queiram vir ao Brasil, para estudar a Culinária Brasileira na Fiec.
O ICIF publicou em sua página do Facebook o momento da assinatura. Sassone se referiu a Fundação como uma preciosa colaboração de ensino para o Instituto, graças a Fiec e ao João Martini Neto!
A tradução: na semana passada o presidente Piero Sassone do ICIF assinou uma preciosa colaboração com um novo parceiro estudantil do Instituto: obrigado a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura no Brasil e ao seu diretor João Martini Neto!
ICIF Brasil – Instituto de Culinária italiana para Estrangeiros.

 

07 - abre - Fiec 1

Assinatura João Neto e o presidente da ICIF Piero Sassone

 

 

 

Itália
A Fiec enviou à Itália, as alunas vencedoras do projeto educacional ‘Masterchef’, Ciza de Sousa Santos, Raquel Victorelli Freitas e Andressa Gomes dos Santos Casarin para participar do curso temático de Cozinha Italiana, ocorrido de 13 a 17 de novembro, no Italian Culinary Institute for Foreigners – ICIF, na cidade de Castigliole D’Asti, Itália. A professora Janaína Madruga Moraes Ferreira e a chefe do Departamento de Eventos e organizadora do Masterchef Gesiane Cristina Zanella participaram também do curso.
O superintendente da Fiec João Neto foi junto para acertar uma parceria inédita entre o ICIF e a Fiec, onde alunos do ICIF possam vir ao Brasil para cursar Culinária Brasileira na Fiec e acompanhou o andamento do curso até a entrega dos diplomas, finalizando assim mais uma histórica participação.
– Cisa de Sousa Santos,40 anos, casada, mãe de cinco filhos, trabalha na feira vendendo Acarajé e é subchefe de um novo restaurante na cidade. Disse que o fato de ter vencido o Masterchef e receber como prêmio um curso no exterior, foi uma sensação única. “É como se eu estivesse presa e abrisse a porta da gaiola”.
O fato de entrar na Fiec por meio do Vestibulinho, estudar o que amo e conseguir ganhar um curso internacional foi algo surpreendente na minha vida. Deus fez muito além do que eu podia imaginar. Me senti rica de tão mimada que fui por Ele”, disse com olhos marejados de emoção.
“A Fiec me proporcionou a vontade de crescer que a cada dia brota dentro de mim”.
– Andressa Gomes dos Santos Casarin, 33 anos, casada, formada em Turismo. “Foi a primeira vez que fui à Europa! Estava no berço da Gastronomia! Foi deslumbrante! Tínhamos que fazer três pratos de manhã e três à tarde. Ficávamos 10 horas em pé, bem puxado mesmo. Mas, o curso de técnico em Cozinha da Fiec, fechou com chave de ouro e agora quero retornar ao mercado de trabalho para depois abrir o meu próprio negócio”.
– Raquel Victorelli Freitas, 17 anos, conseguiu a vaga através do Mediotec. Frisou que sempre soube que queria Gastronomia e, não poderia perder a oportunidade ofertada pela Fiec. Foi a primeira a fazer a matrícula no curso e contou com ajuda da mãe, que é cuidadora de idosos e do pai marceneiro, para se revezarem na fila com ela para a inscrição.
“O lugar mais longe que eu havia ido era Aparecida do Norte; a Fiec me levou à Europa e não tenho palavras para agradecer”, encerrou.
– A professora Janaína Madruga Moraes Ferreira é Nutricionista, com Mestrado e Doutorado na Unicamp; deu aulas na faculdade de Mogi Guaçu e há quase dois anos se mudou para Indaiatuba. Prestou o concurso para professora na Fiec e iniciou o curso técnico em Cozinha, o que foi um desafio para ela, já que teria que lidar com alunos de 16 a 60 anos, com conhecimentos diferentes.
“Quando soube que fui eleita pelos alunos como a melhor professora do curso entrei em choque! Em seguida, João Neto disse que eu iria para a Itália com as alunas cursar alta gastronomia. Nossa! Foi incrível”.
– Não poderia faltar Gesiane Zanella, responsável pela organização do Masterchef. Gê, como é chamada pelos colegas do trabalho, disse que a culinária é sua paixão e que o aprendizado que teve foi gigantesco.
“Estávamos com alunos do mundo inteiro e que eram másters na cozinha; minhas notas e das meninas foram ótimas, iguais aos dos profissionais que lá estavam. E, o fato de o João Neto estar presente valorizou muito a nossa equipe.
A equipe Fiec cursou, de segunda a sexta-feira, em horário integral, aulas de alta gastronomia com prática em pratos quentes.

Notícias Semelhantes