Photo Credit To Eliandro Figueira - RIC/PMI

Cultura passa a ter nova secretária

Érika ficou mais de 21 anos à frente da pasta de Cultura

A secretária municipal de Cultura, Érika Hayashi Kikuti, anunciou na terça-feira (24), em Entrevista Coletiva, que deixa a Secretaria em 2 de maio. Ela explicou que sua decisão foi tomada para que possa se dedicar de forma mais intensa à sua carreira. Érika é bailarina, professora de lyrical Jazz no Brasil e exterior, coreógrafa premiada e co-diretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil.
No comando da Secretaria desde 1997 desenvolveu vários trabalhos na Secretaria de Cultura de Indaiatuba. Nesse período, a Prefeitura implantou projetos como Oficinas Culturais, Feira de Troca de Livros, Festival de Música (Rock, MPB e Raiz), Mostra de Artes Cênicas, Seresta das Letras, Salão de Artes Visuais, Prêmio Literário Acrísio de Camargo, ampliação do Maio Musical, Festival da Cultura Popular e Tradicional, implantação do Conselho Municipal de Cultura, formação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, hoje Orquestra Sinfônica, Encenação da Paixão de Cristo, etc. Também trouxe para Indaiatuba grandes parcerias como a Virada Cultural Paulista, Projeto Guri, Passo de Arte entre outros.
Nos mais de 21 anos à frente da pasta, Érika Hayashi Kikuti, ressaltou que deixa a Secretaria com a certeza de que cumpriu a missão que lhe foi confiada. “Minha despedida será na abertura do Maio Musical, no dia 1 de maio e meu último dia na Secretaria é no dia 2. Há algum tempo venho conversando com o prefeito Nilson Gaspar sobre minha vontade em deixar a Secretaria. Estou em um momento de minha vida que minha alma, meu corpo, estão pedindo para eu dedicar a minha vida artística e não consigo mais conciliar a gestão da Cultura com meus projetos pessoais”.
Sobre a sucessão na pasta, Érika explicou que procurou indicar um nome com experiência em gestão e que unisse a Cultura à Educação, pois são pastas que caminham juntas. “O prefeito pediu uma sugestão de um nome para me substituir. Pensei muito e parti do princípio de que Cultura e Educação andam de mãos dadas. A pessoa que assumirá a Cultura a partir do dia 3 de maio, já vem realizando trabalhos junto à Secretaria e entende a importância desta união. Sugeri a primeira-dama, Tânia Castanho, uma profissional de carreira e capacitada para assumir o trabalho da Secretaria”, conclui Érika.
O prefeito Nilson Gaspar agradeceu e enalteceu o trabalho realizado por ela. “Há mais de um ano a Érika vem conversando comigo sobre sua saída. Tentei postergar ao máximo este dia, mas ele chegou. Respeito a decisão dela, aliás temos uma relação profissional e de amizade, e admiro o trabalho que realizou à frente da pasta”, comentou.
Sobre a indicação do nome da primeira-dama, Gaspar disse que a decisão foi tomada em conjunto com um grupo de trabalho. “Concordo com a Érika quando ela diz que Cultura e Educação são complementares e digo isso desde a época de campanha. A Tânia é uma profissional capacitada e vem desenvolvendo trabalhos importantes como a Páscoa Encantada, Papo Jovem, Parada de Natal, São João na Praça, além do resgate do 7 de Setembro e a criação do Espaço Avançar. Tomei essa decisão em conjunto com uma equipe técnica. Avaliamos que ela possui competência e está preparada para assumir a esse novo desafio”, finalizou.

Nova secretária
Tânia Castanho assume a Secretaria Municipal de Cultura em 3 de maio. Com 26 anos de experiência em Gestão Pública na Área da Educação e áreas correlatas nas esferas estaduais e municipais, Tânia é graduada em Pedagogia com especialização em Educação Especial pela Universidade de São Paulo (USP). É Especialista em Design Institucional pela Universidade Federal de Itajubá; Especialista em mídias pela Universidade Federal de São João Del Rei; Especialista em Gestão pela Facinter; Curso de formação tutorial – Organização dos Estados Americanos – OEA – Washington. D.C; Especialista em Qualidade da Educação Básica – Organização dos Estados Americanos – OEA Washington. D.C; Curso de Liderança: organizado pela Secretaria do Estado de São Paulo e Curso de Extensão Cultural – organizado pela Secretaria do Estado de São Paulo, 1993.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes