Photo Credit To Arquivo/ PMI

Áreas de risco devem ser evitadas

LARISSA FERREIRA

Muitas pessoas estão correndo aos Postos de Saúde para tomar a vacina contra a febre amarela. Contudo, a imunização é contraindicada para alguns pacientes, dentre eles as gestantes. Isso porque a vacina da febre amarela contém o vírus atenuado, portanto, há risco de pacientes mais sensíveis ou com a imunidade muito baixa contraírem uma forma mais branda da doença.
“Como qualquer infecção, se a mulher grávida tiver uma forma grave da doença, pode prejudicar o feto. Mas não há relação clara com má-formação”, explica o médico especialista em medicina fetal Paulo Alexandre Chinen, do RDO Diagnósticos Médicos.
O ideal, portanto, é que a gestante evite viajar para áreas de alto risco, como regiões de mata em Minas Gerais, onde há grande número de casos registrados da doença. Caso não seja possível, repelente e roupas que cubram a maior parte do corpo são essenciais para as grávidas em áreas de risco.
No final do mês de janeiro, o secretário da Saúde de Indaiatuba, José Roberto Stefani, participou de um encontro estadual sobre febre amarela, dengue e demais arboviroses.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes