Água da Bica do Chafariz, em Indaiatuba, é imprópria para consumo

Os níveis de contaminação da fonte podem levar a muitos problemas de saúde

Nos últimos tempos, muitas pessoas vêm utilizando a bica do chafariz na rua Christiano Steffen – Vila Sfeir – para se abastecerem de água que brota diuturnamente no local. Um velho hábito, mas que tornou-se inadequado com o crescimento da cidade nos últimos anos. Inadequado porque a água da bica é imprópria para o consumo humano, de acordo com informações do próprio SAAE Indaiatuba (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).



Em 2018, a fonte em questão foi objeto de estudo por uma universidade e a análise das amostras coletadas evidenciou que esta bica estava inapta para a utilização humana por apresentar valores acima do permitido segundo a Portaria 2914/2011-ANVISA/MS, para a presença de nitrato, coliformes termotolerantes, E. coli e bactérias heterotróficas. E nada aponta, quatro anos depois, que as condições tenham melhorado.

Problemas
A presença de Nitrato na água pode causar hipotensão postural devido à vasodilatação (queda de pressão arterial), dores de cabeça, diarreia e mal-estar.

Já a presença de Coliformes Termotolerantes (E.Coli) são usados frequentemente como referência para avaliar a qualidade da água e indicar a contaminação por fezes. Essa avaliação é importante, pois permite a prevenção de doenças que são transmitidas pelas fezes – como algumas verminoses.

No caso das Bactérias Heterotróficas, estas representam risco à saúde quando presentes em grande quantidade, aumentando assim a probabilidade de existirem bactérias patogênicas, que podem provocar infecções.

Hábitos
Vale lembrar que o consumo de água de bicas, fontes ou nascentes era comum antigamente porque as maneiras de se obter esse recurso natural eram mais difíceis. Em outras palavras: não existiam tantas opções.

Atualmente com o avanço da tecnologia no tratamento da água pelas empresas de saneamento e, também, por conta dos protocolos de higiene e captação de água mineral, a situação mudou drasticamente. Ou seja, em prol da saúde não vale à pena consumir algo fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Alerta
Ainda de acordo com o SAAE, a informação sobre a não potabilidade da água da bica do chafariz vem sendo repassada para a população através de reportagens e, também, com placas informativas no local. Na visita dos jornais Exemplo/Nova Metrópole por lá não foi encontrado nenhum aviso.

Solicitamos ao SAAE o último relatório dos testes laboratoriais feitos naquela água, mas até o fechamento dessa edição nada nos foi enviado.

Os jornais também entraram em contato com a Vigilância Sanitária do Município, através do Secretaria de Relações Institucionais que nos informou: “constantemente a Vigilância Epidemiológica sinaliza que o local é impróprio para consumo de água. Infelizmente atos de vandalismo depredam essa comunicação que será oportunamente recolocada”.

Perguntamos: o que a Vigilância Sanitária faz para informar a população sobre os riscos com o consumo da água em questão?
E, também, uma pergunta que nos foi feita por populares: diante do quadro de perigo à saúde dos indaiatubamos porque a bica do chafariz não é interditada?

Fotos: Rogério Elias

Notícias Semelhantes