A mulher e a importância da amamentação

Dia da Mulher: a importância da amamentação na vida de uma mulher que decidiu ser mãe.
É preciso obter o máximo de informações para se preparar para esse momento tão mágico e ao mesmo tempo tão sofrido para muitas mulheres.
A fonoaudióloga Flávia Puccini, em conjunto com a Universidade de São Paulo, desenvolveu um estudo para mostrar como o bebê retira o leite da mama, e como esses movimentos ocorrem e fazem com que a amamentação seja efetiva.
Chegou o mês de março e com ele o especial Dia Internacional da Mulher, despertando o debate e interesse por temas delicados, como a importância da mulher na nossa sociedade e seu poder sob o próprio corpo. Dentre esses temas temos um, em especial, que não diz respeito a todas as mulheres, mas que faz parte de pensamentos, sonhos ou temores da grande maioria: a maternidade.
Muitas se preparam desde pequenas para esse momento, algumas são pegas de surpresa, outras têm medo, ou simplesmente esperam acontecer. Cada mulher tem uma maneira única de lidar com a maternidade.
Depois das 40 semanas de gestação, os preparativos para o parto e a chegada do bebê, um dos momentos mais importantes e especiais na vida de uma mãe é a amamentação, mas nem sempre essa trajetória é tão simples quanto imaginamos.
Amamentar pode ser difícil e doloroso, inclusive, algumas mães apresentam dificuldades logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Ao saber o quanto o leite materno é importante para o pequeno e o tanto de benefícios que traz, não conseguir amamentar acaba sendo frustrante para muitas mulheres, que se sentem culpadas e incapazes de produzir leite ou alimentar o próprio filho.
A boa notícia é que é possível sim se preparar para esse momento. “Em primeiro lugar é preciso entender que a pega estar correta nem sempre é sinal de que está tudo bem. É importante analisar a sucção do bebê. Se ele estiver sugando errado pode machucar muito, fazer fissuras e trazer muita dor e angústia para aquela mãe. Além de não ganhar peso, ficar irritado e não dormir direito” afirma Flávia Puccini, fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial, consultora em amamentação e laserterapeuta.
Em seu estudo realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru, em parceria com a Telemedicina da Universidade de São Paulo, foi desenvolvido um bebê em computação gráfica em 3D para demonstrar como funciona a anatomia e fisiologia da sucção e deglutição durante a amamentação.
Por meio da reprodução fiel dos sistemas orofaríngeo de um recém-nascido, foi desenvolvido o ‘Bebê Virtual’, material didático, original e dinâmico, que permitiu analisar o organismo do bebê no momento em que suga o leite da mama e o movimento que faz para engolir, e permitiu quebrar alguns antigos paradigmas e facilitar a solução de problemas e mudar, de uma vez por todas, o momento mais importante entre a mãe e seu bebê.
De acordo com o estudo, o leite é extraído pelo vácuo criado na boca do neném através dos movimentos feitos pela língua, fazendo com que o leite seja transferido da mama para a sua boquinha. Para Flávia, a correção e prevenção de problemas dolorosos na amamentação, como os traumas mamilares, por exemplo, acontecem pela avaliação e análise dos movimentos da linguinha do bebê e pela reeducação dessa movimentação.
Falar sobre amamentação é importante para que as mulheres saibam os problemas que podem ser encontrados e como podem ser corrigidos, além de saber para quem e o quanto antes pedir a ajuda correta. Dessa forma é possível deixar que o momento da amamentação continue mágico e um dos mais valiosos vínculos entre uma mulher e seu bebê.

Notícias Semelhantes