Photo Credit To Eliandro Figueira RIC/PMI

Prefeitura faz obra de ampliação e reforma do Centro de Reabilitação Animal

Serviço terá a capacidade de atendimento ampliada

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente dá andamento à obra de ampliação e reforma do CRA – Centro de Reabilitação Animal. O objetivo é ampliar a capacidade de acolhimento e permanência de animais. Entre as novidades está a construção de mais canis e de baias na área de pré e pós-operatório para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e os que estão em tratamento. A obra foi iniciada em julho e a previsão é de que os serviços estejam concluídos até janeiro.

O projeto e a equipe de execução é da própria Secretaria de Serviços Urbanos. No total, serão mais 120m² de área construída.

Estão em construção 16 novas baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório, e oito novos canis. Na área ampliada também serão construídos um consultório para avaliação clínica dos animais e uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico.

As ampliações ainda incluem o setor administrativo que ganhará uma recepção nova com capacidade para dois guichês de atendimento, e mais dois banheiros acessíveis.

Todas as instalações já existentes passarão por obras de manutenção predial e pintura geral.

Idealizado pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) quando ainda era secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, o Centro de Reabilitação Animal foi criado em 2009, com a proposta de recolher animais de rua machucados e doentes que apresentam risco à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seus proprietários; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas; filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes.

Os animais recebem os cuidados necessários e depois são encaminhados para adoção, quando não são resgatados pelos proprietários. O site da Prefeitura disponibiliza um espaço para a divulgação dos animais para doação, com fotos, além do telefone, endereço e horário de funcionamento do Centro. Só neste ano já foram doados 72 gatos e 59 cães.

Como compete ao CRA proteger a vida animal e a saúde pública, o serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos para quem não tem condições de pagar pela cirurgia. Esse trabalho é desenvolvido também desde 2019 com a parceria de entidades protetoras de animais. Em 2019, até dia 30 de setembro, foram castrados 3.425 animais, sendo 1.085 gatas, 800 gatos, 925 cadelas e 609 cachorros.

Desde a criação, o CRA já passou por algumas reformas, sempre com a proposta de melhorar e ampliar o serviço.

Notícias Semelhantes