Prefeito fala de ações que irão garantir estrutura

Investimentos em infraestrutura e ‘ser humano’ serão ponto forte

Por Luciano Dibalbino • Fotos: Jornal Exemplo® / Arquivo – Eliandro Figueira/ PMI

Há muitos anos o município vem passando por uma transformação que o levará para um futuro planejado, baseado em boas práticas administrativas em todos os segmentos, quando o assunto é direcionado ao Poder Público Municipal. Prova disso foi o que disse o Prefeito Nilson Alcides Gaspar (PMDB). Em entrevista ao Jornal Exemplo® ele falou sobre vários temas e salientou que para o futuro, o indaiatubano pode esperar muitas novidades.
Hoje o município possui um Planejamento para os anos seguintes e, de acordo com o prefeito, esse será mais uma vez reestudado. Para os próximos dez anos ele diz que a cidade vai precisar de mais creches e escolas, melhorias na Área da Saúde, mobilidade urbana, qualificação profissional entre outras ações.
A pauta Emprego foi citada pelo prefeito que falou da importância de oferecer estrutura para que os jovens de hoje possam ser empregados futuramente. Estudos estatísticos sobre a população da cidade já foram feitos e segundo o prefeito até 2025 o município deverá ter por volta de 303 mil habitantes. Já a previsão para a frota de veículos segundo ele é de 280 mil, e por causa disso afirma que um reestudo será necessário para que a cidade não sofra com à falta de estrutura.
“Eu olho para Indaiatuba e, na minha visão e da minha equipe, temos que buscar uma cidade que o Órgão Público funcione para realizar um bom atendimento para que a população tenha mais saúde, e ter mais saúde não é ter mais hospital, é ter mais qualidade de vida”, explica Gaspar.
Para que tudo isso dê certo, ele diz que é preciso iniciar na base, que é a Educação, com mais escolas com Período Integral, educar mais as pessoas para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor. Para que a cidade tenha um futuro promissor, ele diz que as pessoas precisam olhar para ela como se fosse a casa delas. Quando o assunto é Educação, também se lembra da Cultura e diz que o povo não pode viver sem identidade cultural. Mais projetos culturais também estão nos planos para os anos seguintes. “É preciso levar mais cultura para os bairros, às pessoas. Inclusive, vamos começar um projeto de levar cinema ao ar livre”, adianta.

07 - abre - Prefeitura

Trânsito
O crescimento vertiginoso do município já reflete em várias frentes e uma das principais é o trânsito. Gaspar afirma que a Prefeitura vem trabalhando nas questões e melhorias do sistema, mas indica que o principal fator que pode melhorar a situação do trânsito é a conscientização da população. “As pessoas têm que ter em mente que se a velocidade é 60 km, elas têm que andar a 60. Se tem faixa de pedestre, o motorista e motociclista têm que ter consciência de que ali é espaço do pedestre e precisam parar. Só vai funcionar se um respeitar o outro, as pessoas precisam olhar mais para o lado humano de nossa cidade”, anseia o prefeito.
Cuidar mais das pessoas que estão na terceira idade também consta no Programa do prefeito. Segundo Gaspar sua Administração vai aprofundar ainda mais em uma pesquisa sobre a terceira idade, pois vai chegar um momento que em Indaiatuba não vai mais construir creches. “O que já tem de creche atende o crescimento da cidade, então teremos que investir em creche para idosos, porque com o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas melhorando, a tendência é que elas tenham perspectiva de vida maior”, comenta. Gaspar disse que para atender essa demanda, o município irá inaugurar a primeira creche do idoso no próximo ano. De acordo com o prefeito o aumento da demanda de vagas para a população dessa faixa etária deve crescer.

Mobilidade
A Administração também estuda novos meios de mobilidade urbana para que o trânsito na cidade flua de maneira que as pessoas possam se locomover com rapidez e segurança. O uso de bicicletas e construção de mais ciclovias também estão nos projetos. Gaspar diz que é preciso inovar, criar meios para diminuir o uso de carros na cidade e melhorar o Transporte Público, que é uma das principais preocupações da Gestão.
A questão é abordada por ele que diz que ainda este ano será resolvida. Gaspar salienta que o Transporte Urbano é uma necessidade e precisa ser prestado com excelência. “Eu quero que o melhor transporte do Brasil seja o de Indaiatuba”, aponta.
Administrar uma cidade não é fácil e Gaspar diz que está sendo um desafio gerir o município em tempos de crise, mas ao mesmo tempo é um privilégio estar na Gestão. De acordo com o Prefeito a cidade se desenvolve dia a dia. “Apesar de ser uma das cidades mais evoluídas do Brasil, entendemos que ainda existem muitas coisas a serem feitas. É uma cidade que nos motiva todos os dias a fazer sempre mais. Desde o início do mandato já realizamos trezentas obras e estamos com mais de trinta e duas em andamento”, contabiliza e diz que apesar de toda a crise que o país vem passando, o município avançou. Como no caso das quinhentas e onze empresas que segundo ele se instalaram no município, além de quinhentos e onze novos comércios.
O cenário econômico não é dos melhores, porém mesmo assim Gaspar disse que conseguiu enxugar os gastos, pagar todas as contas e ainda ter um superavit para 2018. Segundo o Prefeito o Plano Diretor que a cidade tem hoje será atualizado, e que deve ser criado mais Áreas de Preservação Permanente, mais Apas, e mais áreas de conservação.

Saúde
Para que a cidade tenha um futuro promissor e de qualidade, é preciso que tenha um Sistema de Saúde com qualidade. Segundo o prefeito aproximadamente 25% dos atendimentos médicos na cidade hoje são de pessoas de outros municípios e estados. “De cem mil atendimentos ao mês em Indaiatuba, cerca de 25 a 27 mil pessoas vêm de outra cidade. Isso sobrecarrega o Sistema, atrasa consulta, exame e gera um aumento da demanda”, explica e diz que sua equipe está estudando um modelo de Sistema que atenda o indaiatubano, para que fique melhor do que já está.
Moradia também é uma preocupação para a Administração que está trabalhando ativamente para que novos projetos sejam viabilizados e que mais famílias possam obter a casa própria.
O município possui um Fundo de Habitação que segundo o prefeito gira em torno de 33 milhões depositados. Uma área próximo do bairro Veredas da Conquista está destinada para Programa de Habitação, além de Acordo com a Caixa Econômica Federal para o Sistema Minha Casa Minha Vida. Segundo o prefeito já no primeiro semestre do próximo ano, será lançado um programa de moradias com no mínimo mil unidades habitacionais. “Ainda existem outros programas de empresas privadas com a Caixa Econômica. Isso não acaba com a demanda, mas ajuda muitas pessoas a adquirir um imóvel e sair do aluguel”, afirma.
A mensagem de aniversário do prefeito para a cidade e os indaiatubanos é que esperem progresso, desenvolvimento, trabalho, transparência, olhar voltado para o ser humano e uma cidade seguindo no caminho certo. “Acho que o indaiatubano deve se orgulhar de morar em Indaiatuba, ver que na nossa cidade as coisas acontecem e que se está bom, ainda pode ficar melhor, esse é sempre o nosso lema.
A mensagem que eu posso deixar para todos é que esperem e aguardem que ainda virá muita coisa boa, muita novidade para a nossa cidade que vai continuar se desenvolvendo cada vez mais”, conclui o prefeito.

Notícias Semelhantes