Novo Honda Fit fica mais robusto

AE | Crédito foto: Divulgação

O Fit é um carro que praticamente não tem defeitos. Portanto, avaliar a linha 2018 do modelo da Honda, que recebeu leve reestilização, sem cair na mesmice é uma tarefa bastante difícil. O compacto agora traz novas fileiras de LED nos faróis e grade redesenhada, porém a mais importante modificação, além de prática, é muito bem-vinda: trata-se dos 8 cm a mais no para-choque traseiro.
O número mágico fará com que, após choques um pouco mais fortes na traseira do Fit, não seja preciso trocar a tampa do bagageiro. Até agora, por causa da quase ausência de para-choque a porta empenava ou herdava vincos nessas colisões. As rodas também foram redesenhadas e ficaram mais moderninhas.
A versão avaliada, EXL, tem tabela de R$ 80.900 e vem agora com ar-condicionado digital com comandos sensíveis ao toque. Outra novidade é o sistema multimídia com tela de sete polegadas na qual é possível escolher a estação de rádio e distribuir o som pela cabine, também por meio de toques. Há ainda espelhamento de telefones celulares com Android e Apple CarPlay e câmera na traseira.
Outros mimos dessa versão são vidros dianteiros com sistema ‘um toque’ e aletas atrás do volante para trocas de marchas ‘virtuais’ do câmbio automático do tipo CVT, que simula sete velocidades. Essa caixa casa bem com o quatro-cilindros de 1.497 cm3 que gera até 116 cv e 15,3 mkgf com etanol.
Aliás, essa é uma união com poucas brigas e desentendimentos, mas morna e sem muitas emoções. O Fit não apresenta ‘buracos’ de acelerações, mas o motor pouco ‘girador’ e o câmbio que prioriza o conforto e o consumo de combustível não fazem desse Honda uma opção para quem gosta de respostas mais esportivas. O lado positivo é que, com um litro de etanol, o monovolume pode rodar 8,3 km na cidade e 12,3 km na estrada, de acordo com dados divulgados pelo Inmetro.
Em termos de dirigibilidade a única novidade é na direção elétrica, que foi aprimorada e está significativamente mais precisa. O Fit é fácil de manobrar e ataca bem as curvas, já que a ótima suspensão com eixo de torção na traseira o deixa bem equilibrado e reduz a rolagem da carroceria. Isso apesar de o carro ter centro de gravidade alto.

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