Livro mostra Doutor Sócrates muito além das quatro linhas

AE/AE

‘Doctor Socrates: Footballer, Philosopher, Legend’ não é um livro somente para estrangeiros interessados em conhecer mais sobre a vida do icônico jogador da seleção brasileira, Corinthians e Fiorentina, entre outros clubes, morto em 2011. É uma obra também para brasileiros. Ela retrata o ídolo muito além das quatro linhas do campo. Mostra, sobretudo, a militância política que transformou Sócrates em uma lenda.
“Se não fosse a sua participação política na década de 1980, ele seria apenas mais um brilhante jogador brasileiro, como tantos outros. Ele transcende o futebol. O que fez fora de campo o diferencia de todos os outros”, contou o autor Andrew Downie, jornalista escocês correspondente no Brasil da agência de notícias Reuters.
Lançada em inglês pela editora Simon & Schuster, a biografia de Sócrates começou a ser escrita por Downie em 2014. Durante dois anos, o jornalista fez mais de 100 entrevistas. Pesquisou os arquivos da revista Placar e dos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde. Visitou ainda Ribeirão Preto (SP), Santos, Rio de Janeiro, Florença, na Itália, e outras cidades por onde Sócrates passou durante a sua carreira. O prefácio é de outro gênio da bola: o holandês Johan Cruyff, morto no ano passado.
Radicado no Brasil desde 1999, Downie nunca esteve pessoalmente com Sócrates. Conversou rapidamente com o ex-jogador apenas algumas vezes por telefone e e-mail. Ambos negociavam, na ocasião, uma possível tradução de um livro escrito por Sócrates. O projeto, porém, não foi adiante – como tantas outras ideias do camisa 8.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes