Educando jovens para o futuro

Escola tem uma das mais completas estruturas

Por Luciano Dibalbino • Foto Arquivo/ Fiec

Indaiatuba é conhecida pela qualidade de vida e infraestrutura, vários fatores influenciam na grande quantidade de empresas que se dirigem ao município, um deles é a Educação. Prova disso é a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), escola técnica indicada como referência nacional e internacional no Ensino Profissionalizante dispensado à população indaiatubana e cidades vizinhas. A escola oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma Escola Pública Municipal, totalmente gratuita e considerada pelo MEC (Ministério da Educação) como o melhor Curso Técnico Municipal do Brasil.

Fiec foi a 1ª do país a aderir ao Pronatec e hoje é a única a ter o MédioTec

A Fiec foi a primeira do país a aderir ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), e hoje é a única a ter o MédioTec, programa que oferece formação técnica voltada para alunos do Ensino Médio. Classificada pelo BID entre as dez melhores escolas técnicas do mundo, que através de uma Educação Multidisciplinar participa de projetos educacionais diferenciados.
A integração com a comunidade é muito grande, tudo isso faz com que a Fiec seja diferente, prova disso é o programa de Doação de Sangue nas dependências da escola, que chama a comunidade para dentro da instituição. Para o futuro, a Fiec pretende implantar o curso de Tecnólogo de TI, um curso de três anos com todas as certificações. De acordo com o Superintendente, esse curso deverá ser pago, porém, o valor acessível para os interessados.
A Fundação é recertificada nos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente pelo Conselho Regional de Química com o Selo de Qualidade; possui o Selo de Gestão de Qualidade Coren; Certificação American Heart Association para o curso de enfermagem e certificação do CREA (Conselho Regional de Engenharia) para o curso técnico de Edificações além de ser Academia Cisco, na área da Tecnologia da Informação.
A Fiec também conta com o Superior de Tecnólogo em Processos Químicos. Este ano dois cursos inéditos foram iniciados através da FIC (Formação Inicial e Continuada). Trata-se dos cursos ‘Cuidador de Idoso’ e ‘Cuidador Infantil’. Conta ainda com projetos de Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável e Pintura em Tela, Tecido e Artesanato. Para falar mais sobre a Fiec, o Jornal Exemplo® esteve com João Neto, Superintendente da Fundação.
“A Fundação foi criada em um momento em que as leis na área educacional favoreciam o curso integral, do Ensino Médio para o Técnico. Naquela época a Unicamp fez uma proposta para o prefeito da época e ele criou essa Fundação para executar um programa com todos os alunos do Ensino Médio, 1º, 2º e 3º Colegial e junto do Ensino Técnico em outro período”, lembra o superintendente.
A Fiec chegou a ter quase 3 mil alunos e os professores eram da Unicamp, custeados pela Universidade. Em determinado momento a Unicamp se retirou do projeto. Com isso o município chegou a gastar quase 10% do orçamento para manter a Fundação. Em 1999 o Governo Federal lançou o PROEP (Programa de Expansão da Educação Profissional). A Fiec conseguiu ser incluída no programa, quando foi construída parte do prédio I, inaugurado em 2001. Até 2010 foram 2 mil guardas formados em 17 municípios diferentes.
No final de 2008 para 2009 foi feita uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado onde todo aluno de Ensino Médio – 2º e 3º anos – público de Indaiatuba, a Fiec daria o Ensino Técnico no contraturno. Até 2012 foram formados 10 mil jovens. “Desde 2005 o foco da Fiec é preparar o jovem para facilitar sua entrada no mercado de trabalho”, afirma.
Em 2013 foi lançado o Pronatec, e a Fiec foi a primeira Escola Municipal a ter o Programa, criando 2,6 mil vagas escolares. Desde o seu início até agora foram 8 mil jovens formados por esse Programa. Hoje a Fiec possui 1,2 mil jovens pelo MédioTec, em 19 cursos diferentes.
“Em breve iremos homologar as vagas de 2018. Conseguimos mil vagas para alunos que vão para o 2º ano. Mais 320 vagas para o município de Itu, Carapicuíba e São João da Boa Vista. Onde a Fiec, com a autorização do MEC, vai implantar cursos nessas cidades. Esses Municípios estão criando uma Fundação como a Fiec, eles vão aprender, e depois andar sozinhos, assim como nós fazemos hoje”, explica.

Mercado
O aluno da Fiec é preparado para o mercado de trabalho, como os alunos de Nutrição e Gastronomia que comandam a cantina da Fundação. Algumas obras estruturais serão realizadas na escola e são os alunos de Edificações que estão fazendo o planejamento. Os alunos de Informática com os de Mecatrônica estão construindo as catracas que serão instaladas na entrada da escola, que farão o controle de acesso. Para o futuro, a Fiec quer implantar o curso de Tecnólogo de TI, um curso de três anos com todas as certificações. Segundo João Neto, esse deverá ser pago, porém, o valor será acessível para os interessados.
Os cursos mais procurados são Enfermagem, Edificações e Gastronomia. Recentemente em viagem à Itália com um grupo de alunos, João Neto assinou Convênio com uma escola de gastronomia italiana. “Tivemos alunos que foram fazer curso lá, com pessoas de várias partes do mundo. Nós divulgamos que quem quiser fazer o curso de gastronomia brasileira, pode fazer aqui na Fiec, no nosso novo laboratório”, pontua.
Os números impressionam e de acordo com o diretor, já passaram pela escola 18,4 mil alunos só de Ensino Técnico. Informática Básica foram mais de 20 mil, mais de 10 mil em cursos extracurriculares. A Fundação é primeira Escola Técnica a fechar com o SAP – programa utilizado por grandes empresas em todo o mundo. “Com todo o investimento, o que mais me deixa orgulhoso é que muitos alunos hoje são professores aqui na Instituição”, diz o superintendente.
Para finalizar João Neto, que é indaiatubano e de família italiana diz que tem uma história com a cidade. “Eu gosto muito de Indaiatuba, é especial, mas acho que está faltando à cidade mais consciência das pessoas com a mobilidade urbana, respeitar o pedestre, as faixas, achar soluções. A mensagem de aniversário que deixo, muitas felicitações, e que as pessoas tenham mais espírito compreensivo e colaborativo”, finaliza.

Notícias Semelhantes