Photo Credit To Eliando Figueira RIC/PMI

Cidade oferece Qualidade de Vida

Moradores vêm de outras cidades e acabam ficando ao perceber o crescimento do município

Desde de 2016 Indaiatuba ocupa 1º lugar no ranking de melhor cidade com Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Esse quesito vem sendo alvo das pesquisas de Desenvolvimento Socioeconômico há tempo. Em 2012, por exemplo, a cidade apareceu no topo do Índice IFDM como uma das melhores para se viver no Brasil. Realizado pelo Sistema Firjan, o estudo analisa a evolução de mais de cinco mil municípios nas áreas da Saúde, Educação e Emprego & Renda.
Em 2018 a cidade foi mais uma vez destaque quando se refere ao Alto Grau de Satisfação da população em Qualidade de Vida, segundo pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), 72% dos entrevistados aprovaram quesitos como: Administração Pública, Qualidade de Vida, Segurança Pública, Saúde, Limpeza Pública e Abastecimento de Água. A pesquisa objetiva identificar os índices de satisfação dos principais serviços e agentes públicos das cidades envolvidas e tem nível de confiança de 95%.
A Administração Pública somou 707 pontos e durante todo o ano de 2018 foi considerada ótima ou boa pelos entrevistados. Para o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) estes dados demonstram o resultado de um Planejamento de Gestão eficiente e muito trabalho. “Sou o prefeito, mas não faço nada sozinho, temos muitos colaboradores nos ajudando na tarefa de administrar Indaiatuba com responsabilidade e pensando sempre no melhor para a população. Os cidadãos também contribuem muito dando sugestões para melhorar os nossos serviços e atendimentos. Sou muito grato aos que direta ou indiretamente contribuíram para esse resultado tão positivo. Nossa meta é fazer uma cidade cada dia melhor e vamos continuar trabalhando para isso”, disse.

 O parque aquático completou um ano recebendo gratuitamente crianças até 15 anos e 11 meses de Idade

O parque aquático completou um ano recebendo gratuitamente crianças até 15 anos e 11 meses de Idade

De acordo com o Indsat, a cidade somou 775 pontos nesse setor, mais de cem pontos acima da média da RMC, que marcou 663 pontos. A Segurança Pública também se destacou diante de outras cidades da região. A Guarda Civil de Indaiatuba alcançou 733 pontos e a Segurança Pública somou 699 pontos, indicando Alto Grau de Satisfação da população neste setor. Desde 2016, quando o Instituto iniciou os trabalhos de pesquisa, a Guarda Civil de Indaiatuba obteve sempre mais de 700 pontos. Com a soma de 694 pontos, a Saúde Pública também obteve Alto Grau de Satisfação e se manteve muito acima da média de pontos da RMC em toda a série histórica do indicador, que no terceiro trimestre de 2018 ficou com 545 pontos. Em Abastecimento de Água a cidade alcançou Grau de Excelência, com 812 pontos. Em toda a série histórica do Indsat, este segmento obteve sempre os melhores rankings, obtendo Alto Grau de Satisfação ou Grau de Excelência.
A Limpeza Pública obteve 87% de avaliações ‘ótimo’ e ‘bom’ entre os entrevistados, somando 796 pontos, o que indica Alto Grau de Satisfação. A Coleta de Lixo tem uma aprovação ainda maior, com 96% das avaliações entre ‘ótimo’ e ‘bom’. O ranking Indsat chegou a 841 pontos neste segmento.
De acordo com o IBGE 2018 a estimativa da população é de 246.908 pessoas, e muitas das que residem na cidade hoje vieram de outros locais adotando-a como sua terra. Assim aconteceu com o Consultor de Desenvolvimento Organizacional, Fábio Mótolla. Ele conheceu a cidade em 2012 quando foi convidado para trabalhar na John Deere, Na época, Fábio morava em Vinhedo, ele trabalhou por dois anos na cidade antes de se mudar efetivamente.

Em diversos pontos da cidade é possível encontrar academia ao ar livre e locais para praticar esporte

Em diversos pontos da cidade é possível encontrar academia ao ar livre e locais para praticar esporte

Foi em 2014 que ele resolveu trazer toda a família para Indaiatuba. “Ao conviver aqui identifiquei um lugar limpo, com Serviços Públicos de Qualidade, baixíssimos problemas sociais, ótima gastronomia, proximidade a grandes centros, muito verde e com espírito de interior”, diz. Quando resolveu investir em seu próprio negócio, mesmo não tendo mais nenhum vínculo com a empresa que o fez vir para o município, ele decidiu ficar. “Combinei a minha atividade com o lugar, não preciso me mudar para atender meus clientes em qualquer lugar do Brasil, o fácil acesso a um aeroporto internacional e vias importantes próximas à cidade proporcionam comodidade nesse sentido, agora mesmo estou em Goiás, voltarei para Indaiatuba e partirei para os Estados Unidos. Além disso, sei que minha família está em segurança na cidade enquanto estou fora.”, ressalta.
No quesito empreendedorismo a cidade também se destacou em 2018, uma pesquisa indica que Indaiatuba está entre as melhores cidades do país para fazer negócios, o estudo foi realizado pela Urban Systems e analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando aquelas com as melhores oportunidades para se investir. Indaiatuba ficou na 14ª posição, subindo 15 posições no ranking comparando com 2017, quando ocupava a 29ª colocação. Levando-se em conta o Desenvolvimento Econômico, um dos indicadores da pesquisa, Indaiatuba ocupa a 2ª posição no país, ficando atrás apenas de Barueri, na grande São Paulo. O Presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Ribeiro ressalta a importância das ações do Poder Público pensando no crescimento da cidade. “É baseado em uma série de incentivos que uma empresa busca um local para se instalar. Se somos capazes de garantir melhores condições para essa empresa, ela com certeza não deixará de se instalar aqui. E isso está relacionado a ações como incentivos fiscais, mas passa por questões como capacitação de mão de obra especializada, moradia adequada para os diretores dessa empresa, boas escolas para os funcionários, hospitais, Segurança, Lazer, Cultura… Ou seja, é uma infinidade de ações que balizam essa escolha e que coloca Indaiatuba em vantagem.” fala.

Notícias Semelhantes