Carolina B.C. Kassabian
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP: 06/84907
Frequentemente atendo na clínica mães e pais aflitos com os problemas de comportamento de seus filhos.
As queixas são variadas, mas as dificuldades de aprendizagem, a falta de motivação para os estudos, a agressividade, o medo, e hiperatividade são algumas das razões que despertam na família a vontade de procurar a ajuda de um psicólogo.
Quando os filhos são trazidos para a psicoterapia é sinal de que os pais ou responsáveis estão preocupados com o que acontece com eles e dispostos a exercer sua função de cuidadores da melhor forma possível.
Ocorre que, na maioria dos casos, a escolha pela psicologia só se dá depois de um desgaste familiar considerável. Muitas vezes, angustiados e já sem forças, esses pais chegam à primeira consulta em busca de uma solução que os leve de forma rápida e indolor ao fim de todos os conflitos.
A questão é que na psicoterapia com crianças e adolescentes não existem atalhos ou receitas milagrosas. O que existe é uma jornada de autoconhecimento, superação e aprendizado, com grandes possibilidades de se encontrar respostas, mas não sem antes refletir sobre algumas perguntas.
Por terem de lidar com perguntas nem sempre fáceis de responder, algumas famílias ficam sem colher os frutos do trabalho terapêutico, pois interrompem os atendimentos psicológicos na época do plantio.
