Uma Exposição fotográfica sobre as lavouras de café

O Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – que sica em Santos está com a exposição Coffea.

A mostra temporária reúne mais de trinta fotografias do santista Marcos Piffer, que percorreu os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia com o objetivo de documentar o dia a dia das lavouras de café.

Foto: Marcos Piffer


O fotógrafo, que já teve trabalhos expostos no Brasil e no exterior em exposições coletivas e individuais, registrou desde o amanhecer nas lavouras com os trabalhadores se preparando e juntando seus instrumentos para realizar tarefas como plantio, colheita e beneficiamento até o final do dia, quando voltam pelas estradas de terra para suas casas.

Terra
As fotografias que poderão ser conferidas pelos visitantes até setembro enfatizam a conexão direta com a terra e a importância do conhecimento e da experiência dos trabalhadores em um contexto de avanço tecnológico no campo.

“A exposição Coffea nos convida a olhar com mais sensibilidade para as pessoas envolvidas diariamente no cultivo do café, revelando não apenas o trabalho, mas também a cultura e a história presentes em cada grão que chega às nossas casas.”, afirma Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu do Café.


“As imagens falam da delicadeza das mãos na derriça dos grãos e na separação das folhas e galhos sobre os panos na colheita, assim como das mãos que colocam, no plantio, as mudas novas no chão e assentam sobre a terra a esperança de frutos e vidas futuras”, finaliza Piffer, ressaltando o foco humano do projeto.

Notícias Semelhantes