Toyota Yaris desafia o VW Polo

Estreante da Toyota com motor 1.5 de 110 cv desafia o Volkswagen e seu 1.0 turbo de 128 cv

Por Hairton Ponciano/AE

É comum um modelo que acaba de ser lançado ganhar o primeiro comparativo de que participa. Isso ocorre por um motivo bem simples: quem chega depois tem mais tempo de estudar a concorrência. Mas acontece de o desafiante perder, como neste duelo entre o Yaris e o Polo.
O Toyota feito em Sorocaba (SP) é repleto de qualidades. O problema é que o hatch enfrenta o Volkswagen, que, não por acaso, tornou-se a sensação da temporada – é o quarto carro mais vendido do país, no acumulado de janeiro a maio.
O comparativo foi feito entre as versões de topo dos hatches. O Yaris XLS, com motor 1.5 e câmbio automático CVT, sai a R$ 77.590 com o pacote completo de equipamentos. O Polo Highline 200 TSI (1.0 turbo e caixa automática de seis marchas) parte de R$ 71.760.
No quesito preço, o Volkswagen sai em vantagem. Mesmo com todos os opcionais, incluindo painel virtual e tela multimídia de 8 polegadas, entre outros, a tabela é de R$ 77.500, ainda abaixo da do Yaris XLS.
Mas o Polo venceu por ter mais tecnologia que o rival. A versão Highline tem motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 128 cv e torque de 20,4 mkgf. É bem mais que os 110 cv e 14,9 mkgf do 1.5 de quatro cilindros do Yaris.
Na prática, esse monte de números resulta em dirigibilidade muito superior do VW, que responde prontamente aos comandos do motorista. O Toyota, por sua vez, tem temperamento comportado, graças, em parte, ao câmbio CVT, que prima pelo conforto.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes