Photo Credit To Divulgação

Tecnologia e Poesia no Colégio Objetivo

Os alunos do Colégio Objetivo Indaiatuba trabalham diversos gêneros textuais ao longo do Ensino Fundamental II. Nos 7ºs anos o gênero a ser desenvolvido é a poesia. Para estimular ainda mais esse trabalho, a professora de Produção Textual, Denise Mazzonetto, em parceria com a professora de Informática, Carla Riguetto, propôs aos alunos que eles produzissem poemas para depois publicá-los num e-book, livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrônico, como computador, smartphone, e-reader ou tablet.

O trabalho teve início no 2º bimestre do ano letivo. Primeiramente, os alunos elaboraram os poemas em sala de aula a partir do texto “O caderno” de Ricardo Azevedo, Além disso, eles utilizaram palavras do cotidiano para criar versos sobre “O que as palavras dizem”. Depois de corrigidas e reescritas, os alunos digitaram e diagramaram suas poesias e ilustrações. “O resultado do trabalho superou as expectativas. Os alunos gostaram de escrever, de reescrever e conseguiram observar as características do gênero, como versos, estrofes, rimas, entre outras”, comenta a professora de Produção Textual, Denise Mazzonetto.

Para a professora de Informática, Carla Riguetto, como estamos na era digital e essa é a linguagem dos jovens, os alunos estavam motivados. “Os alunos participaram da diagramação e geraram o arquivo PDF para que fosse feito o upload à plataforma ISSUU, que é um serviço de publicação de livros e revistas na internet. Foi um trabalho muito gratificante e os alunos adoraram conhecer mais um serviço tão utilizado nos dias de hoje”, explica Carla.

A aluna do 7º ano, Luiza Yoshimura, gostou muito da proposta. “Eu gostei bastante porque nós pudemos desenvolver a criatividade para escrever o poema, fazer a ilustração e ainda publicar o material. Foi gratificante!”, diz a aluna.

Nas aulas de Informática do Colégio Objetivo Indaiatuba os alunos aprendem linguagens de programação, como SuperLogo, Scratch e Python, entre outras, e também ferramentas utilizadas na internet, como e-books e blogs. Isso é possível porque as aulas são oferecidas no laboratório de última geração, com um sistema operacional atual que trabalha com softwares atuais e infraestrutura de rede de alta velocidade, servidores e internet dedicada, sistema de “nobreak e multimídia, além de um sistema de monitoramento de acesso à internet para garantir a segurança dos alunos.

 

Notícias Semelhantes