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Segunda geração do Audi R8

Modelo estreia no Salão de São Paulo e deve chegar às lojas em dezembro por R$ 1.170.990

AE/AE

Indomável. Ou quase, já que os sistemas eletrônicos de assistência à direção estão disponíveis para impedir que os motoristas mais empolgados façam bobagem. A essência é de superesportivo puro-sangue, fruto de uma conjunção perfeita de tecnologia alemã com alma italiana. Em um mundo turbinado, seu V 10 aspirado grita, assusta e emociona. A tração traseira cria um desafio, potencializado pela posição central do motor. E há a bela aparência, com músculos na medida certa, para garantir harmonia. Assim é a segunda geração do R8, que é a principal atração da Audi no Salão do Automóvel, de 10 a 20 de novembro, em São Paulo.
Para os puristas da velocidade, o alemão é um sério candidato à principal atração da mostra, já que os esportivos, que costumam ser os grandes chamarizes desse tipo de evento, serão poucos nesta edição.
O R8 será vendido no Brasil a partir de dezembro na versão de topo, Plus, por R$ 1.170.990. O motor 5.2 gera 610 cv e garante ótima relação peso-potência, de 2,6 kg/cv. O segredo dos enxutos 1.580 kg é o sistema de construção batizado pela marca de Audi Space Frame, que consiste no uso de materiais como alumínio e polímeros reforçados de fibra de carbono.
O novo R8 é 50 kg mais leve que o anterior. Ao mesmo tempo, a rigidez torcional aumentou 40%, de acordo com dados da Audi. Além disso, a parte inferior da carroceria recebeu um difusor para melhorar o downforce (que mantém o carro firme ao rodar em altas velocidades). Esses fatores aprimoraram a aerodinâmica.
Na hora de acelerar, o esportivo é brutal desde o momento da primeira pressão no acelerador. Mas é às 3.500 rpm que o motorista sente um tipo de pancada e a aceleração fica mais forte. São virtudes do bom V10 aspirado, cujos 55,1 mkgf são entregues a altas 6.500 rpm.
O R8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e pode alcançar 330 km/h, de acordo com a Audi. Graças, também, ao bom câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens, rápido e muito preciso.
Há ainda uma nova tração integral que pode transferir, conforme demanda, até 100% do torque às rodas dianteiras ou traseiras. O sistema é a principal arma para domar a vontade que o carro apresenta de sair de traseira quase o tempo todo.
Arisco. Dá para sentir a traseira do carro tentando escapar mesmo em linha reta, ao sair da imobilidade e pisar com força no pedal do acelerador. E nas curvas: as travadas e as rápidas. O sistema de tração age imediatamente, distribuindo a força entre as rodas, a fim de evitar que o R8 rode. E avisando: não me desligue, a não ser que você seja um piloto experiente e esteja em uma pista fechada.

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