Saae implantará sistema de monitoramento de energia elétrica

da redação

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) começará a utilizar em aproximadamente 30 dias, uma ferramenta que tem como finalidade, otimizar a utilização de energia elétrica em 17 unidades de tratamento, bombeamento, distribuição e administração da Autarquia.
O Smee (Sistema de Monitoramento de Energia Elétrica) é composto de vários equipamentos com capacidade para transmissão de dados online via sistema Gprs (pacote de dados via Internet). É uma ferramenta específica para o estabelecimento de um programa de eficiência energética que permite simulações de melhor enquadramento de sistemas tarifários a ser adotado para cada setor, a otimização de gastos com energia elétrica visando tomadas de decisões e correções de operação para melhoria dos sistemas elétricos dos setores envolvidos.
A execução de todo o projeto será baseada na modalidade Turn-key, ou seja, fornecimento de projeto executivo completo; fornecimento de mão de obra especializada para montagens, instalações, regulagens e testes; fornecimento de equipamentos, materiais e acessórios de instalação; fornecimento de software especifico; fornecimento de suporte técnico, assistência técnica, treinamento e partida do sistema.
“Esta é mais uma ferramenta que vai permitir a otimização dos gastos com energia elétrica, que atualmente representa a segunda fonte de despesas do Saae”, comenta o superintendente da Autarquia, eng. Sandro Coral.
A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento (ARES-PCJ), através da Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento de Água, vem habilitando os colaboradores das empresas de saneamento a fortalecer as capacidades de planejamento e execução na área de redução de perdas de água e eficiência energética.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes