Pneu foi criado por veterinário

AE/AE

Várias invenções e descobertas importantes são obra do acaso. A história da criação do pneu também é fruto dessas ironias do destino. Tudo começou quando o cirurgião veterinário escocês John Boyd Dunlop, cansado de ver o filho machucado devido às constantes quedas de um triciclo, lançou mão de suas habilidades com peças de borracha (que ele usava para imobilizar animais) e colocou um tubo de látex grosso e inflado com ar no lugar da roda dianteira (as duas eram de madeira) do brinquedo. Isso foi em outubro de 1888.
Dois anos depois, Willie Hume ganhou a principal prova de ciclismo da Irlanda usando uma bike com pneus de borracha feitos por Dunlop. Isso chamou a atenção de Harvey Du Cros, presidente da associação local de ciclistas, que rapidamente comprou os direitos da patente do inventor.
A história ganhou novo impulso com a descoberta, também por acaso, do processo de vulcanização atribuída ao norte-americano Charles Goodyear, por volta de 1830. As peças, que até então não passavam de rolos de borracha inflados, se transformaram nos pneus diagonais, amplamente utilizados a partir de 1898. Entre os pontos negativos estavam a dureza excessiva e as baixas durabilidade e resistência.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes