Photo Credit To Divulgação

Novatos encaram o veterano Macan

O novato Range Rover Velar encara o também estreante Audi SQ5 e o veterano Porsche Macan

Por AE/Igor Macário

A Land Rover quebrou paradigmas ao lançar o Range Rover Velar e trazer o forte apelo visual do Evoque ao segmento de utilitários médios. Neste comparativo, a versão de topo do inglês, HSE R-Dynamic V6, a R$ 445.900, desafia o veterano Porsche Macan GTS, a R$ 458 mil, e o também recém-lançado SQ5. Embora o Audi tenha tabela a partir de R$ 397.990, seu preço vai a R$ 411.990 com a inclusão do sistema de câmeras ao redor do carro e monitor de ponto cego, o único opcional do carro no país, a R$ 12 mil.
Assim como o Velar, Macan e SQ5 têm motor 3.0 V6 a gasolina sobrealimentado e tração 4×4. Além do interior e do porta-malas maiores, o Range Rover é mais confortável e, por isso, venceu o comparativo.
O V6 do Velar é o mais potente trio. Tem 380 cv, ante os 360 cv do Porsche e os 354 cv do Audi.
O Velar inova em conectividade. Traz duas telas que permitem ajustar vários de seus sistemas eletrônicos. A do alto do painel pode mostrar dados do navegador GPS, enquanto a inferior regula o ar-condicionado, por exemplo.
Segundo colocado, o SQ5 é importado do México. Seu principal destaque é o sistema de condução semiautônoma, que atua juntamente com o controle de cruzeiro adaptativo.
O dispositivo é capaz não apenas de regular a velocidade automaticamente, de acordo com o tráfego à frente, como também esterçar o volante e manter o SQ5 no rumo desejado pelo motorista.
O terceiro lugar do Porsche se deu basicamente pela ausência de alguns equipamentos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e monitor de ponto cego.
Em comum com os rivais, o alemão traz apenas monitoramento de permanência em faixa de rolamento. Ou seja: está muito aquém do pacote de equipamentos de Audi e Land Rover, a despeito da tabela mais salgada.
A favor do Macan está o desempenho mais instigante. Embora não seja o mais potente, seu V6 tem o maior torque e o acerto do Porsche é voltado ao desempenho, como a sigla GTS evidencia. Além disso, os materiais nobres no acabamento, como Alcantara e metal, agradam.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes