A leitura é uma atividade que traz inúmeros benefícios para toda a vida, desde a obtenção do conhecimento e a compreensão de princípios e valores, passando pelo desenvolvimento da criatividade até a socialização e o aprender a lidar com os sentimentos.
Quando estimulada desde a primeira infância é capaz, ainda, de instigar a busca pelo saber, aumentar a habilidade de escutar e de respeitar o próximo, assim como desenvolver o sentido crítico, a imaginação, a oralidade e concentração, além da consciência sobre si mesmo, suas emoções e o convívio em sociedade. Sendo assim, quando um adulto lê para uma criança desde os primeiros meses de idade, ao chegar ao Ensino Fundamental, seu interesse e envolvimento com o mundo dos livros acontecerá de forma natural e rica, funcionando como uma grande janela para a aquisição de novos conhecimentos e visão de mundo.
Pensando nisso, de forma a incentivar o hábito e o gosto pela leitura entre as crianças, o Colégio Le Perini, nova marca dos colégios Cata-Vento e IPEC, de Indaiatuba (SP), promove diferentes projetos literários, específicos para cada faixa etária, desde o Berçário até o último ano do Ensino Fundamental I.
A diretora pedagógica da instituição, Ana Paula Cisi, conta que os alunos selecionam livros disponíveis na biblioteca da escola para leitura em casa. Em sala de aula, a professora potencializa esta atividade, realizando rodas de leitura, a partir das obras escolhidas pelos estudantes. “Nossos alunos aprendem a ler um livro, observando tudo: o nome da editora, dos autores e ilustradores, com o intuito de ampliar o seu repertório cultural”, explica a educadora.
Ana Paula destaca, ainda, que a prática da leitura, desde muito cedo, também contribui para o desenvolvimento da escrita e da interpretação textual da criança. “Um livro, por mais singelo que seja, estimula a criatividade e os alunos percebem, intimamente, a beleza do ritmo e do som das palavras, descobertas essenciais para que se tornem futuros leitores”, enfatiza.
O projeto “Conto de Fadas”, realizado pela escola para os 2°s anos do Ensino Fundamental, é um dos vários exemplos que incentivam os alunos a exercitar diferentes competências. A atividade os desafia a alterar o fim da história apresentada em sala de aula. De acordo com a professora Daniela Martinetti, responsável pelo projeto, a dinâmica estimula a habilidade intelectual do aluno, enriquece o vocabulário e desenvolve a linguagem oral, auxiliando igualmente na evolução do repertório da criança. “Os alunos exercitam a leitura e a escrita, além de analisarem a estrutura dos textos e o uso correto dos sinais gráficos e sua interpretação. Desta forma, eles se preparam para os desafios pedagógicos dos próximos anos”, afirma.
Outro exemplo de projeto literário desenvolvido pelo Colégio Le Perini é a “Sala dos Sentimentos”, que promove um bate-papo entre os alunos do Infantil, para que aprendam a identificar e nomear seus sentimentos, estimulando-os ao diálogo e à resolução de conflitos comuns do dia a dia. Essas conversas são introduzidas a partir da leitura de um livro com fundo moral, que aborde o tema das emoções e as atitudes em função delas, sempre com o acompanhamento de um professor.
Para que se torne um hábito prazeroso, a leitura também precisa contar com a participação ativa dos pais e familiares. Nesses momentos de interação, os responsáveis podem perceber, mais facilmente, as dificuldades e habilidades da criança, o que traz mais segurança para que o aluno avance e seu desempenho na escola seja potencializado.
O Colégio Le Perini, nova marca dos colégios Cata-Vento e IPEC, está localizado na Rua Armando Salles de Oliveira, 623, Centro, em Indaiatuba. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3875-4731 / (19) 3825-6551 ou pelo Facebook: www.facebook.com/colegioleperini.
