Photo Credit To Giuliano Miranda SCS/PMI

Livros virtuais, produzidos em sala de aula, são premiados pela Positivo

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira (30) no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) a premiação dos vencedores da 9ª Edição do Livro Virtual, que é uma das ações do projeto Ler faz Bem, da Rede Municipal de Ensino. O prefeito, Reinaldo Nogueira, participou da entrega dos prêmios junto com secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e o consultor de negócios da Positivo Informática, Cleber Silveira.

O projeto Livro Virtual é destinado aos alunos da Educação Infantil (Etapas 1 e 2), do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, bem como às Classes de Educação Especial Exclusiva e a Educação para Jovens e Adultos (EJA), sendo facultativa a participação dos professores da Educação Infantil. Visa contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de observar, registrar, criar, fazer e refazer, além de trabalhar em um ambiente colaborativo e tecnológico, oportunizando a leitura e a escrita com funcionalidade.

Esta ação é o resultado de um trabalho coletivo desenvolvido na sala de aula passo a passo pelos alunos, planejado e acompanhado pelo professor. Os livros eleitos na Unidade Escolar foram encaminhados para a Secretaria de Educação, que avaliou a produção escrita, ilustrações e processo de construção do livro. Os professores vencedores receberam um tablet, já os alunos receberam um pen drive.

Na cerimônia de premiação a secretária da pasta falou sobre a importância da tecnologia na sala de aula. “Hoje é uma noite muito feliz quero parabenizar os vencedores do Livro Virtual pelo trabalho excelente desenvolvido na sala de aula. Agradeço a presença do prefeito de Indaiatuba que sempre dá lugar de destaque para a educação. Agradecer ao Gaspar pela parceria com os uniformes e com o projeto Educa Água. Agradecer a parceria com a Positivo. O livro virtual é importantíssimo na educação dos alunos, pois damos o desafio de aprender o que é novo. Esse trabalho traz bons resultados e mostra a importância da escrita, reescrita e da produção coletiva. Quero ressaltar a importância da equipe de informática pela dedicação com o projeto. Juntos conseguimos cada vez mais, dar uma educação de qualidade para seus filhos”, ressaltou Rita com os familiares dos alunos presentes.

O representante da Positivo, Cleber Silveira, disse que “nada disso seria importante se não tivesse alunos vocês são o objetivo do nosso trabalho e esperamos ficar juntos por muitos anos”. Na sequência, o superintendente do Saae abordou sobre a parceria com a Educação. “O ano passado tivemos uma grande crise hídrica e fomos umas das poucas cidades que conseguiu superar os problemas e foi com essa parceria que conseguimos conscientizar a população sobre o uso de água.  Quero parabenizar todas as crianças que escreveram historias excelentes, os professores e setor de tecnologia pelo trabalho desenvolvido”, disse Gaspar.

Antes da entrega dos prêmios o prefeito de Indaiatuba fez uso da palavra. “Quero agradecer a parceria com a Positivo que já dura alguns anos. Nós investimos muito em tecnologia e vemos que as crianças com poucas explicações já aprendem rápido o uso da tecnologia. Nossos profissionais estão de parabéns pois fazem a diferente em cada escola, nós planejamos as ações, mas quem executa são os professores e por isso reconhecemos esse trabalho. Parabéns a todas as crianças pelo trabalho com o Livro Virtual”, disse Nogueira.

Os livros vencedores serão reunidos e impressos, sendo posteriormente distribuídos nas Unidades Escolares e farão parte do acervo da biblioteca. Tanto os livros vencedores como todos os livros produzidos nas escolas ficarão disponíveis, em breve, no Portal da Educação.

Notícias Semelhantes