Photo Credit To Divulgação

Haoc comemora 82 anos

Hospital foi inaugurado no dia 27 de junho de 1933
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) comemora no sábado, dia 27, 82 anos desde a inauguração. O Haoc começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.
Para relembrar um pouco da história do hospital, na quinta-feira (25), os funcionários assistiram à palestra Ações e Atitudes na Construção da História e Cotidiano do Haoc, ministrada pela historiadora Eliana Belo. Entre as personalidades de destaque envolvidas com o Haoc, a historiadora relembrou a participação do primeiro enfermeiro, Sebastião Pereira da Silva, que por 50 anos trabalhou no hospital, e o médico Dr. Jácomo Nazário, que embora não tenha sido efetivamente o primeiro médico do hospital, é considerado por muitos como se fosse, pois trabalhou no Haoc logo após a inauguração, quando fez sua residência médica, e permaneceu por muitos anos.
E não poderiam faltar detalhes sobre o casal benemérito do hospital, Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da Indaiatuba. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico.

Notícias Semelhantes