Mais uma série britânica que merece seu tempo. Trata-se de “Depto. Q”, que está disponível na plataforma NetFlix de Streaming. Trata-se de uma trama policial que une um bom mistério com investigação e atuações de alto nível dos atores que protagonizam a produção.
A série, do mesmo criador de “O Gambito da Rainha”, acompanha Carl Mock, um detetive genial e determinado, mas sua arrogância e teimosia lhe traz a antipatia de seus superiores e colegas na Polícia de Edimburgo (Escócia).

Casos
O tal Departamento Q, uma unidade voltada para a investigação de casos arquivados e nunca solucionados. Porém, é uma estratégia de relações públicas criada para distrair o público dos fracassos de uma força policial decadente e com poucos recursos, e também isolar o detetive no subsolo, literalmente. Mas, essa aposta se volta contra seus criadores. Carl vai fundo para desvendar os casos. E precisando ainda lidar com seu enteado adolescente, uma terapia obrigatória e seu jeito de encarar o mundo.
Elenco
Carl é interpretado pelo ator Matthew Goode em ótima atuação. Quem é Goode? Você vai se lembrar dele da série “The Good Wife” e dos filmes: “O jogo do imitação” e “Casa comigo?”. Além dele, estão no elenco o sueco (com ascedência russa e curda) Alexej Manvelov; Shirley Henderson (O Diário de Bridgite Jones); Kelly Macdonald (Black Mirror); Chloe Pirrie (The Crown) e a praticamente novata Leah Byrne – que vem roubando a cena também na série.
Livro
A produção britânica é baseada no livro “O guardião das causas perdidas”, do escritor dinamarquês Jussi Adler-Olsen. A obra é um best-seller e Olsen tem livros traduzidos em mais de 40 idiomas — incluindo português do Brasil.
