Photo Credit To divulgação/chery

Caoa vai trazer híbrido Hyundai Ioniq

Primeiro carro híbrido da Hyundai no País, Ioniq será lançado entre o fim deste ano e o início de 2022

A Caoa não confirma oficialmente, mas já prepara o lançamento do Hyundai Ioniq no Brasil. Assim, o modelo será o primeiro híbrido da marca sul-coreana vendido no País. Segundo fontes ligadas ao grupo brasileiro, o carro virá da Coreia do Sul e o lançamento deve ocorrer até o início de 2022. O preço vai ficar em torno dos R$ 180 mil. Se esse valor for confirmado, o Ioniq será bastante competitivo. Isso porque o Toyota Prius, seu rival direto, tem preço sugerido de R$ 190.590

Segundo a Hyundai, o Ioniq tem 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. Ou seja, as dimensões são parecidas com as do Prius, que mede, respectivamente, 4,57 m, 1,76 m e 1,49 m.

O Prius tem como vantagem o fato de seu motor 1.8 a combustão ser flexível. Ou seja, usa etanol e/ou gasolina, bem como a mistura de ambos em qualquer proporção. Por sua vez, o 1.6 do Ioniq é apenas a gasolina.

Hyundai tem 141 cv. Para comparação, o motor a combustão do Ioniq gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque.

Por sua vez, o elétrico gera cerca de 60 cv. O total combinado é de, respectivamente, 141 cv e de 27 mkgf. O câmbio é automatizado de duas embreagens e a tração, 4×4.

O Ioniq será o primeiro carro da nova fase da parceria entre a Caoa e a Hyundai. Na última quinta-feira (22), o grupo brasileiro obteve parecer favorável à demanda para manter o contrato que lhe garante o direito de importar com exclusividade e produzir veículos da sul-coreana por mais dez anos.

NOVOS CARROS
“Vamos consolidar a parceria que temos com a Hyundai há tanto tempo”, disse a fonte, que pediu para não ter o nome revelado. De acordo com ele, isso inclui a importação de novos carros da Hyundai. Bem como o desenvolvimento de tecnologias e a possibilidade da produção local de mais veículos da marca sul-coreana.

Seja como for, embora a importação esteja a cargo da Caoa, o Ioniq foi apresentado no Brasil pela Hyundai. Ou seja, o modelo estava no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Na época, a empresa não confirmou a venda do carro no mercado brasileiro. A Hyundai informou que queria conhecer a opinião do consumidor. Bem como estudar a viabilidade da importação do modelo.

Seja como for, a Hyundai Motor Brasil, subsidiária da marca sul-coreana no País, também não está parada. A empresa, que fabrica a linha HB20 (hatch e sedã) e Creta em Piracicaba (SP), prepara o lançamento do SUV renovado.

Ou seja, o novo Creta, que vem sendo flagrado com cada vez mais frequência, teve as primeiras imagens divulgadas pela HMB. Entre os destaques, além do profundo redesenho na dianteira, o SUV trará a plataforma de conectividade Bluelink com comandos pelo smartphone.

O conjunto óptico é todo novo. Luzes de uso diurno, faróis e lanternas ganharam iluminação full-LEDs.

A nova central multimídia com tela de 10,25? é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda recursos como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e comandos por voz.

Câmbio Automatizado de duas embreagens e tração nas quatro rodas

Por: Tião Oliveira/Agência Estado

Notícias Semelhantes