Photo Credit To Divulgação

Alunos do Colégio Montreal reproduzem Meio Ambiente para observação

Despertar o interesse dos alunos para assuntos ligados ao meio ambiente, observar a dinâmica do mundo natural e o crescimento de animais e pequenas plantas. Esses são os objetivos do Projeto Terrário, desenvolvido pelos alunos do Jardim I do Colégio Montreal.

O terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos, através dos nutrientes garantidos pela água constantemente reciclada nesse ecossistema. Devido à transpiração das folhas a água se condensa sobre as paredes do vidro de onde escorre novamente para a terra criando um ciclo e sendo absorvida pelas plantas. “A observação e a exploração do meio são as duas principais possibilidades de aprendizagem com esse projeto. É exatamente dessa forma que os alunos irão gradualmente construir as primeiras noções de respeito às pessoas, ao grupo social e também ao meio ambiente. A exploração do espaço, o contato com a natureza são experiências necessárias e fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem infantil”, afirma a professora Isabel Cristina dos Santos.

Para desenvolver o projeto, os alunos participaram de rodas de conversa sobre a importância da água, trabalharam com livros paradidádicos, assistiram ao filme Vida de Inseto e , enfim, construíram o terrário visitando os ambientes do Colégio. “Cada criança ajudou ativamente na construção do terrário, desde a procura de todo material até sua finalização. Diariamente os alunos o observam em sala de aula e a cada sexta-feira o terrário irá para a casa de um aluno para observação e participação da família”, conta a professora Andreia Borges Gozzo.

“Os alunos estão entusiasmados com o terrário que eles mesmos construíram e com a possibilidade de observar as plantas e os animais. Nosso intuito é que eles conheçam, aprendam a respeitar o meio ambiente e entendam que o cuidado é necessário para a preservação da vida. Assim, estamos plantando uma sementinha para a conscientização, para a formação de adultos responsáveis pelo outro e pelo meio em que vivem”, conclui Mauricéia Pereira, coordenadora pedagógica do Colégio Montreal.

Notícias Semelhantes