Finalmente a Fiat revela o Cronos sem disfarces

Com plataforma própria, sedã inédito estreia no País em 2018

Por Thiago Lasco/AE • Fotos: divulgação

A Fiat revelou, enfim, o Cronos, sedã derivado do Argo. Segundo informações da empresa, o novato utiliza a plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), criada exclusivamente para ele. Embora não tenha divulgado dados como as medidas, o carro aparenta ter mais espaço atrás – no hatch o entre-eixos é de 2,52 metros.
Os motores são os conhecidos 1.3 e 1.8 flexíveis de quatro cilindros do Argo. O sedã será feito na Argentina e seu lançamento no Brasil ocorrerá no primeiro trimestre de 2018.
O visual tem muitos pontos em comum com o hatch, mas há elementos exclusivos, que conferem identidade própria ao sedã. Na dianteira, o para-choque tem desenho diferente e tanto a grade como as entradas de ar na parte inferior são emolduradas por filetes cromados (ao menos na versão Precision 1.8, de topo). A disposição dos faróis de neblina também é nova. De perfil, o Cronos é idêntico ao Argo até a coluna central. As portas traseiras têm formato parecido com as do Peugeot 408 e a linha do teto desce suavemente até o porta-malas.

07 - abre - Cronos 2
Por dentro, a impressão positiva causada pelo Argo se mantém, com materiais de boa qualidade, que fazem o Cronos parecer fazer parte de um segmento superior. Os instrumentos são os mesmos do Argo Precision, mas a faixa horizontal que percorre o painel vem em um sóbrio tom marrom fosco (no hatch, é vermelha na versão HGT e cinza nas demais).
Quem viaja atrás conta com espaço suficiente para as pernas mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados. Mas passageiros com mais de 1,85 metro estão sujeitos a ter de curvar a cabeça para não encostá-la no teto. O porta-malas, cuja capacidade não foi revelada, tem bom acesso e a tampa é revestida.
Com o Cronos, a Fiat quer abocanhar parte do volume de vendas de sedãs compactos que fica com o Hyundai HB20S e, sobretudo, o Chevrolet Prisma. Para concorrer no ‘andar de baixo’ do segmento, a empresa pode apostar no Grand Siena 1.0 (que deverá ser mantido em produção) e na versão 1.3 do Cronos. A opção com motor 1.8 mira principalmente o Volkswagen Virtus, que também será lançado no início de 2018.

Notícias Semelhantes