Sinfônica apresenta Requiem de Mozart com Coro de Campinas

Obra clássica do compositor, em sessão única, será executada nesta sexta-feira (24) no CIAEI

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta na próxima sexta-feira, dia 24, a obra Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, em conjunto com o Coro Contemporâneo de Campinas. Em sessão única, o concerto acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A entrada é franca e acontece por ordem de chegada.

Para executar essa peça, uma das últimas escritas pelo compositor austríaco, a regência e a direção artística são do maestro Paulo de Paula. Muitas histórias rodam o Requiem mozartiano. Mas antes, vale contextualizar: o termo requiem (em português: réquiem) é usado para classificar obras litúrgicas utilizadas em cerimônias voltadas aos fiéis falecidos, costume que remonta à Idade Média.

Dizem que o Requiem de Mozart é fruto de uma encomenda, feita secretamente por um viúvo aristocrata em homenagem a sua esposa. Mozart, que na época estava com a saúde bem debilitada, aceitou a proposta.

Porém, ainda que trabalhasse em seu leito de morte, ditando trechos ao seu discípulo, Franz Xaver Süssmayr, o compositor deixou a obra incompleta. Ao que tudo indica, após seu falecimento, em 1791, Süssmayr foi incumbido de finalizar o Requiem, a partir das diretrizes deixadas por seu mestre.

Inclusive, para alguns, Mozart escreveu o Requiem pensando em si, pois estava certo de sua morte. No fim, embora essa narrativa seja curiosa, o que se sobressaiu foi a composição, que se tornou um dos marcos da música ocidental.

Convidados
Em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba se apresenta o Coro Contemporâneo de Campinas, formado por alunos de canto, instrumento, regência e composição da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Idealizado em 2009, por seu atual regente e diretor artístico, Angelo José Fernandes, o Coro apresenta um vasto repertório a cappella e realiza montagem de óperas e cantatas.

Para conferir o concerto, basta apenas chegar com antecedência, pois os lugares são disponibilizados por ordem de chegada.

A apresentação é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O CIAEI fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, no Jardim Regina.

Serviço
Concerto: Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart
Convidado: Coro Contemporâneo de Campinas
Data: 24 de junho
Horário: 20 horas
Local: Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina
Entrada gratuita e por ordem de chegada

Foto: Felipe Gomes

Notícias Semelhantes