“Respire”, à disposição na plataforma de streaming NetFlix, é série que nos faz pensar – mesmo que em princípio seja uma drama de ação. A confusão psicológica de Liv (a personagem principal) revela um problema moderno, ou nem tanto, de abandono emocional.

Liv, interpretada por Melissa Barrera (conhecida por “Scream” e “Vida”), é uma jovem advogada de Nova York que sobrevive a um acidente de avião em uma remota floresta canadense. A partir daí, ela precisa lutar pela própria sobrevivência em meio à natureza selvagem, enquanto enfrenta seus traumas, memórias dolorosas e questões não resolvidas de seu passado.
Perdida
Ela está fisicamente perdida, longe de qualquer cidade ou ser humano. Mas, Liv também está perdida emocionalmente. Muito por conta do abandono da mãe (físico e emocional) e a decorrente dificuldade de se conectar ao mundo, às pessoas e ao seu futuro. Ou melhor, ninguém pode se conectar ao futuro. Todavia, ela prefere não ter o compromisso de pensar neste assunto. Grávida, seu maior medo é tornar-se uma mãe como aquela que a abandonou.
O filme está repleto de flashbacks e alucinações da personagem. Porém, muitas vezes não se pode afirmar que a realidade está na floresta canadense e no acidente ou, simplesmente, na sua vida em Nova Iorque — com seus problemas e frustrações. Mas, para o bem da narrativa, o real está no Canadá. Uma cena delicada é quando Liv se desapega do passado e de sua mãe, no final da trama. Seria sua salvação?
A série
Além de Melissa, “Respire” conta no elenco com Jeff Wilbusch (da série “Nada Ortodoxa”), Austin Stowell (“A ilha da fantasia”), Juan Pablo Espinosa (“Narcos”) e Florencia Lozano (“Veronika decide morrer”).
“Respire” estreou no NetFlix em 2022. Informações, não confirmadas, sugerem que a produção custou cerca de US$ 3 milhões. A série conta com seis episódios. Se você gosta de um drama, não vai se arrepender de assistir.
